Atrizes iranianas postam fotos sem véu e são obrigadas a deixar o país

Duas atrizes iranianas foram obrigadas a deixar o país depois que publicaram em redes sociais fotos suas sem o hijab, o véu islâmico.

Do Brasil Post 

O regime iraniano classificou Sadaf Taherian e Chekame Chaman-Mah como “infratoras” e questionou a saúde mental das moças. Elas receberam inúmeras críticas de seguidores por causa das fotos com os cabelos descobertos. Sadaf, que em uma das fotos aparece com a barriga de fora, teve de fugir para os Emirados Árabes Unidos e especula-se que Chekame tenha se refugiado nos Estados Unidos.

O Ministério da Cultura e Orientação Islâmica do Irã em Teerã anunciou quenenhuma das duas mulheres seria autorizada a atuar novamente e que ambas deveriam mostrar arrependimento.

“No que diz respeito a esse Ministério, esses dois indivíduos não são mais consideradas artistas e não têm mais o direito de atuar”, afirmou Hossein Noushabadi, porta-voz do Ministério.

“Ambas devem se desculpar com o povo iraniano e anunciar publicamente que a razão por trás da publicação das fotos nas redes sociais é que elas sofrem de falta de crédito e complexos psicológicos e pessoais”. Noushabadi afirmou à agência de notícias Fars que as atrizes enfrentarão processos legais no Irã.

“Nós não agimos como o Ministério Público e eu não tenho ideia de como outros órgãos do governo lidariam com esses indivíduos, mas elas certamente são tratadas como infratoras ao retornarem ao país”, disse o porta-voz.

Na semana passada, a televisão estatal parou de transmitir a popular série Amin, na qual Sadaf atua. Ela se diz chocada por receber tantas críticas pelas imagens.

“Eu não esperava isso do povo iraniano, da minha própria cultura – ouvir tantos insultos. Eu só lamento a reação deles e não tenho mais nada a dizer”, afirmou a atriz a uma rádio local. “Eu quero viver da forma que me faz feliz.”

+ sobre o tema

Teoria que não se diz teoria

A separação entre teoria e prática é um histórico...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou ateia, mas rezei: Uma história de violência sexual e direito ao aborto

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

27 ideias de tatuagens feministas

Que tal eternizar na pele seus ideais de luta...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Ato na USP cobra ação de diretor sobre ‘ranking sexual’ em Piracicaba

Grupo se reuniu em frente à diretoria da universidade...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=