Atrizes iranianas postam fotos sem véu e são obrigadas a deixar o país

Duas atrizes iranianas foram obrigadas a deixar o país depois que publicaram em redes sociais fotos suas sem o hijab, o véu islâmico.

Do Brasil Post 

O regime iraniano classificou Sadaf Taherian e Chekame Chaman-Mah como “infratoras” e questionou a saúde mental das moças. Elas receberam inúmeras críticas de seguidores por causa das fotos com os cabelos descobertos. Sadaf, que em uma das fotos aparece com a barriga de fora, teve de fugir para os Emirados Árabes Unidos e especula-se que Chekame tenha se refugiado nos Estados Unidos.

O Ministério da Cultura e Orientação Islâmica do Irã em Teerã anunciou quenenhuma das duas mulheres seria autorizada a atuar novamente e que ambas deveriam mostrar arrependimento.

“No que diz respeito a esse Ministério, esses dois indivíduos não são mais consideradas artistas e não têm mais o direito de atuar”, afirmou Hossein Noushabadi, porta-voz do Ministério.

“Ambas devem se desculpar com o povo iraniano e anunciar publicamente que a razão por trás da publicação das fotos nas redes sociais é que elas sofrem de falta de crédito e complexos psicológicos e pessoais”. Noushabadi afirmou à agência de notícias Fars que as atrizes enfrentarão processos legais no Irã.

“Nós não agimos como o Ministério Público e eu não tenho ideia de como outros órgãos do governo lidariam com esses indivíduos, mas elas certamente são tratadas como infratoras ao retornarem ao país”, disse o porta-voz.

Na semana passada, a televisão estatal parou de transmitir a popular série Amin, na qual Sadaf atua. Ela se diz chocada por receber tantas críticas pelas imagens.

“Eu não esperava isso do povo iraniano, da minha própria cultura – ouvir tantos insultos. Eu só lamento a reação deles e não tenho mais nada a dizer”, afirmou a atriz a uma rádio local. “Eu quero viver da forma que me faz feliz.”

+ sobre o tema

III Conferência Municipal de Políticas Para as Mulheres

Convidamos todas a participarem da atividade que será promovida...

Coração suburbano também fere e se locupleta da estigmatização das negras

Sou fã de Elisa Lucinda. Fã mesmo, de verdade,...

Com campanha sexista, linha “Homens que Amamos” da Risqué gera polêmica

Com uma campanha recheada de machismo e sexismo, a...

08 de março 2013 – Manifesto da Articulação de Mulheres Brasileiras

8 de março de 2013 Fortalecer o feminismo, Defender o Estado...

para lembrar

Universidade de Oxford muda regras de vestimenta por causa de transsexuais

Sob a nova regulamentação, estudantes em exames e provas...

O vocabulário feminista que todos já deveriam estar dominando em 2017

O que é sororidade? E cultura do estupro? Solucionamos...

‘Partidos precisam ouvir movimentos sociais’, diz filósofa Djamila Ribeiro; leia entrevista

Mestre em filosofia faz palestra gratuita em Brasília nesta...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=