Austrália elege a primeira mulher indígena para o parlamento

Linda Burney, uma antiga professora, conquistou um assento na Câmara dos Representantes, pelo Partido Trabalhista

Por Mafalda Ganhão Do Expresso

Linda Burney, uma antiga professora, entrou para a história da política australiana ao tornar-se na primeira mulher indígena a ser eleita para a câmara baixa do parlamento, conquistando um assento na Câmara dos Representantes pelo Partido Trabalhista nas eleições legislativas.

Esta é a segunda vez que Linda, de 59 anos, rompe barreiras, depois de em 2003 ter sido pioneira também, como a primeira mulher aborígene a entrar para o parlamento do estado de Nova Gales do Sul.

Além da dimensão política, a sua história pessoal representa o triunfo das capacidades de trabalho e de superação.

Nascida em Whitton, uma pequena localidade na região agrícola de Riverina, no estado que agora representa, Linda Burney foi fruto da relação mantida pelo pai, Nonnie Ingram, – que tinha origem Wiradjuri e era um cantor de folclore – com uma mulher branca. Abandonada pela mãe ainda na maternidade, acabou por ser criada por uma tia avó e por um tio, a quem já agradeceu publicamente os valores recebidos, de “honestidade, lealdade e respeito”.

Linda tinha já 27 anos quando conheceu o pai, momento que partilhou no seu discurso de apresentação no parlamento de Nova Gales do Sul. “Cresci sem conhecer a minha família aborígene. E quando conheci o meu pai, em 1984, as primeiras palavras que me disse foram ‘espero não te dececionar’. Conheci depois 10 irmãos e irmãs, que viviam a apenas 40 minutos de distância. Era este o poder do racismo e da negação, tão dominantes nos anos de 1950”, recordou.

O ensino marcou o início da sua carreira profissional, em 1979, numa escola em Sidney. Poucos anos depois estava já envolvida no desenvolvimento e implementação de uma política educativa para a comunidade aborígene.

A vida voltou a ser-lhe dura em 2006, quando perdeu o companheiro, Rick Farley, pai dos seus dois filhos, e, à época, presidente da Federação Nacional de Agricultores.

“Fiquei devastada e pensei que nunca conseguiria recuperar”, afirmou recentemente, até que “num momento de luz percebi que tinha duas opções: deixar que o sucedido me destruísse ou fazer desse acontecimento um ponto de viragem, para me tornar uma pessoa melhor e com mais compaixão”.

Linda escolheu a segunda hipótese, dedicando-se com afinco a uma das suas prioridades de sempre – a educação.

 

Agora que se junta na Câmara dos Representantes ao primeiro deputado aborígene, Ken Wyatt, – eleito em 2010, pelo Partido Liberal – Linda Burney confessa estar a ganhar consciência da importância do papel que a espera.

“Julgo que é um momento realmente muito importante para a Austrália”, disse ao canal de televisão ABC, depois de conquistar o assento por Barton, Sydney.

“Recebi mensagens de felicitação de pessoas a viver na Alemanha, em Israel, de amigos nos Estados Unidos e outros amigos meus tinham mensagem para me transmitir da Suíça e Londres. Tem sido lindo”, acrescentou.

A contagem dos votos das eleições, que se realizaram na sexta-feira, deverá estar terminada na terça-feira. Os resultados parciais dão vantagem aos trabalhistas, até agora na oposição.

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=