Autoritarismo verde e amarelo

“Sobre o autoritarismo brasileiro” é um livro de Lilia Schwarcz a respeito da história de nosso país, bem como de alguns maus odores que persistem no ar que respiramos. Antropóloga, professora titular da Universidade de São Paulo, e visitante na Universidade Princeton, nos EUA, Schwarcz mostra nesse volume – publicado em 2019 – como práticas e ideias que remontam à formação brasileira mantêm-se grudadas aos dias de hoje: racismo, mandonismo, patrimonialismo, corrupção, desigualdade social, violência, intolerância.

Por FERNANDO BANDINI, do Jornal de Jundiaí 

 

KEINY ANDRADE/LATINCONTENT/GETTY IMAGES)

Com o conhecimento de quem escreveu, juntamente com Heloísa Starling, “Brasil, uma biografia” – catatau acerca de nossa história – e para o qual pesquisou vasta bibliografia, a professora Lilia discorre de maneira didática, em texto claro e acessível, a respeito de um país que insiste em negar a dignidade a tantos de seus cidadãos, e para o qual persiste o mito de uma “democracia racial”, lugar paradisíaco, de gente cordata e avessa a conflitos.

Um território gigante para o qual veio quase a metade dos africanos escravizados roubados de seu continente, um país dominado por castas intransigentes para as quais o Estado só existe para legitimar seu poder e seu arbítrio. E no qual sobrevivem narrativas de um “passado edênico”, de uma “escravidão menos cruel”, de ditaduras “menos agressivas porque necessárias”. Uau! Nada como fantasiar a respeito do sofrimento do outro.

Alicerçado em fatos, pesquisas e números, o trabalho de Schwarcz mostra como a contemporaneidade brasileira passa longe da cantilena de tranquilidade e harmonia. Mostra também como o mais longo e contínuo período democrático – os últimos 30 anos – corre riscos com os discursos e práticas de ódio e intolerância que atormentam nosso dia a dia. Em meio a ceticismo generalizado, agravado por tantos escândalos de corrupção e de crimes, cresce o risco de aceitação de “salvadores da pátria” – à esquerda e à direita – de gente rasteira, autoritária e populista.

A autora debruça-se sobre o presente, trata das manifestações de 2013 e de fatos e personagens recentes, do governo que caiu, do que o sucedeu e do atual. O capítulo “Intolerância”, bem como o que fecha o volume, sintetizam nosso momento. Trechos para reler, comentar e discutir. “O Brasil tem um enorme passado pela frente”, como definiu Millôr Fernandes: usada como epígrafe num capítulo do livro, a sentença é certeira.

FERNANDO BANDINI é professor de Literatura do Ensino Médio.

+ sobre o tema

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Livro do Exército ensina a louvar ditadura

Colégio militar usa material de história com perfil diferente...

Combate ao trabalho escravo sofre corte orçamentário no Brasil; 369 mil são afetados

"Sem fiscalização o mundo do trabalho volta à barbárie....

A força política de um turbilhão chamado internet

- Na semana passada, a Petrobrás passou a publicar,...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...

Pepe Mujica e o compromisso radical com a democracia 

A morte de Pepe Mujica marca um ciclo raro na política latino-americana, o de um líder que falou olhando nos olhos, que escolheu a...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.