Avanço Feminino

Em meio ao cenário de baixo astral que vive o congresso, uma boa noticia passou despercebida. O plenário da câmara aprovou em segundo turno a (PEC 590/2006) determinando que as mesas diretoras da câmara e do senado, assim como as comissões das duas casas tenham representantes de ambos os sexos em suas composições.

Por  Mauricio Pestana via Guest Post para o Portal Geledés

Na prática, significa potencializar a representatividade das mulheres no congresso. A matéria, de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), busca aumentar a presença de mulheres no poder. O texto de 2006 teve 441 votos a favor, 5 contra e 2 abstenções segue agora para o Senado.

Ao justificar a proposta a deputada relatou que, na época que propôs a medida, nunca uma mulher havia ocupado cargo em Mesa Diretora do Congresso.“Considerando que as mulheres são mais de 50% da sociedade e dos eleitores brasileiros se quisermos acompanhar a tendência mundial de redução da desigualdade de gênero, principalmente na participação política, precisamos reverter o quadro de discriminação”, ressaltou a parlamentar. A Mesa Diretora da Câmara tem hoje a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) na 3a Secretaria e Luiza Erundina na 3a suplência.

Apesar do progresso a PEC 509 esta longe de ser perfeita, países como a Alemanha, por exemplo, tem avançado nessa questão no mundo do trabalho. O Parlamento alemão aprovou no inicio deste mês cota mínima de 30% de mulheres nos conselhos administrativos das grandes empresas. A partir de 2016, mulheres devem ocupar 30% dos conselhos das companhias cotadas na Bolsa de Valores. Quando entrar em vigor, 108 empresas presentes na bolsa com mais de 2 mil funcionários, terão que se enquadrar.

O projeto prevê que, até setembro próximo, outras 3,5 mil empresas de médio porte estabeleçam metas para a participação de mulheres em suas diretorias. Faz parte ainda da medida regras para a cotas de mulheres nos serviços públicos federais. Isso na economia mais desenvolvida da Europa, enquanto no Brasil muitos ainda acham cotas um privilégio para minorias.

+ sobre o tema

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou...

A ciência não é neutra, muito pelo contrário: racismos em Max Weber

Esse texto tem como base de sua reflexão algumas...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

para lembrar

Fusão ministerial é “apagão histórico”, afirmam juristas e especialistas

O Instituto Patrícia Galvão ouviu juristas, especialistas, pesquisadores e...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Professores, técnicos e alunos poderão usar o nome social na Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) passa a...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Maurício Pestana: Quando o racismo se torna entretenimento

Desde a explosão midiática do caso de George Floyd, falar, opinar, criticar ou denunciar atos de racismo nunca esteve tão em moda. Seu assassinato à luz do dia...
-+=