Aventuras de uma feminista no engate online

O que é que pode acontecer quando uma mulher se descreve como “feminista” no seu perfil do Tinder (para os que ainda não ouviram falar, é uma popular ‘app de encontros’ atualmente na berra)? Quando me colocaram esta questão achei, no cúmulo da minha ingenuidade, que a resposta masculina não poderia ser assim tão agressiva e idiota quanto isso. Talvez umas quantas piadas de mau gosto, mas pouco mais. Estava redondamente enganada. Laura Nowak, uma canadiana de 24 anos, decidiu fazer a experiência e o resultado é de deixar qualquer pessoa pasmada. Valem as suas respostas acutilantes, que tanto dão que pensar, quanto provocam umas belas gargalhadas a quem tem acompanhado a sua jornada nesta aplicação.

Por PAULA COSME PINTO, do Expresso

Descobri a aventura de Laura durante as minhas férias e desde aí faço parte dos muitos que seguem essa jornada e que não resistem aos print screens de algumas das conversas que ela depois partilha na sua conta de Instagram. Invariavelmente as suas respostas são certeiras, com um grau de ironia invejável e escritas com a destreza de quem já olha com muito sangue frio para as barbaridades que lhe chegam do mundo masculino. Onde mesmo muitos daqueles que tentam fazer um discurso de igualdade acabam por meter um pé na argola com uma tirada sexista.

“VAI PARA CASA FRITAR BACON, SUA FEMINISTA”

Muitos dos homens que abordam Laura tentam fazer-lhe ver que deve mudar a sua descrição no site, uma vez que ser feminista é tudo menos sexy (espreitem a explicação dela para este ponto, é maravilhosa). Outros mandam-na ir para casa cozinhar bacon, que é “onde as feministas devem estar” (e provavelmente todas as outras mulheres… certo?). Outros abordam-na com tiradas sexuais, partindo do princípio de que é “frígida” ou “lésbica” para se assumir com feminista. Outros, quando confrontados com as suas respostas e factos incontornáveis sobre desigualdade de género ou sobre a necessidade de respeito, mesmo que aquele seja um site de engate, insultam-na de alto a baixo. “Feia” e “puta” são os adjetivos favoritos destes senhores quando perdem a capacidade de argumentação. Altamente construtivo, não?

Não gosto de pôr toda a gente no mesmo saco – e quero acreditar que Laura até recebe muitas abordagens positivas no meio disto – mas pus-me a olhar com atenção para os perfis destes homens e concluí que não há um padrão entre eles. A única coisa que parecem, à partida, ter em comum é o facto de estarem inscritos numa app de encontros para conhecerem mulheres. Mas uma feminista, pelos vistos, não pode ser inserida nesse grupo.

Laura não se apoquenta e tem dado verdadeiras lições de civismo a muitos dos homens (ou melhor, das bestas) que a têm abordado. As dez conversas que partilho hoje convosco são algumas das minhas preferidas e que tão bem transmitem a forma como o sexismo persiste nos tempos de hoje. Mas se quiserem acompanhar diariamente a experiência desta jovem empregada de mesa canadiana basta entrarem no perfil dela no Instagram. Vale mesmo muito a pena.

+ sobre o tema

Caravana da Mulher chega ao Alto Dois Carneiros

A sexta edição da Caravana da Mulher, realizada no...

Mulheres do PT debatem feminismo, políticas e construção partidária

Cerca de 700 delegadas de todo o Brasil reuniram-se...

Na Rio+20, governo brasileiro e ONU Mulheres firmam cooperação Sul-Sul em igualdade de gênero

Serão investidos três milhões de dólares, doados pelo governo...

Salvador registrou 234 casos de abusos em 234 dias do ano

A Bahia lidera o ranking de denúncias de violência...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=