Avon e Indique Uma Preta abrem inscrições para o programa Sou Potência que irá selecionar estagiárias negras

O processo seletivo vai promover uma atividade de capacitação para mapear e contratar talentos para posições de estágio na Avon

Com o objetivo de expandir a potência de mulheres negras por meio do desenvolvimento e conexão com o mercado de trabalho, a Avon e a consultoria Indique Uma Preta se uniram para lançar o Sou Potência, um programa de capacitação que tem como objetivo promover o desenvolvimento de estudantes negras, além de selecionar estagiárias que serão contratadas pela multinacional ao final do projeto. “Esse programa é muito significativo para nós, que somos uma empresa liderada, gerida e composta exclusivamente por mulheres negras. Desenvolver um processo seletivo focado neste grupo é celebrar, protagonizar e contar nossa própria história.” Amanda Abreu, Daniele Mattos e Verônica Dudiman, sócias cofundadoras da consultoria.

O Sou Potência é uma criação da Indique Uma Preta. Com o aumento da vulnerabilidade da população negra, principalmente das mulheres negras, frente à pandemia de COVID 19, o programa propõe um olhar focado na potência intelectual e criativa desse público. Segundo a pesquisa Potências (in)visíveis, realizada pela consultoria em parceria com a BOX1824, a educação sempre foi uma prioridade para as mulheres negras.  É por isso que, diferente de um processo seletivo tradicional, o Sou Potência viabiliza a capacitação dessas mulheres durante o processo seletivo, estabelecendo uma troca horizontal entre elas e as lideranças da Avon, ao mesmo tempo que traz a oportunidade de inserção no mercado de trabalho. O processo seletivo contará com uma etapa de recrutamento e seleção conduzida pela Indique Uma Preta. Depois disso, as finalistas participarão de um evento com duração de 4 dias, que contará com experiências de desenvolvimento que apoiarão o mapeamento e a contratação de talentos para as posições de estágio abertas na Avon. Além disso, as que não forem contratadas ficarão no banco de talentos da Indique Uma Preta e da Avon para futuras oportunidades. “O Sou Potência traz o olhar para a importância de reconhecer e valorizar o repertório das estudantes e proporcionar aprendizados que sejam relevantes para a vida profissional de todas as candidatas. Por meio do grupo de trabalho construído a partir da nossa parceria com a Indique Uma Preta, queremos investir na capacitação e estimular a troca de experiências entre elas”, comenta Daniella Moura, diretora de Recursos Humanos da Avon.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de junho pela plataforma da Indique Uma Preta na Gupy – https://soupotencia.gupy.io . As seleções para as quatro vagas de estágio exclusivas para mulheres negras nas áreas de Marketing, Finanças e Compras em São Paulo e Logística no Centro de Distribuição de Simões Filho na Bahia irão ocorrer até o fim de julho. Para participar, as candidatas devem ter formação prevista para dezembro de 2022 ou dezembro de 2023.

Compromisso Antirracista

A busca por mais equidade racial na Avon é um propósito que vem sendo colocado em prática na companhia há cinco anos e que foi fortalecido em 2020 com a divulgação do Compromisso Antirracista da empresa, elaborado pelos times de Recursos Humanos e por colaboradores da Rede pela Diversidade – grupo criado com foco em conscientizar e debater a diversidade na companhia. O compromisso é um plano de ação que visa, entre outros pontos, ampliar a empregabilidade de pessoas negras e a sua presença em cargos de liderança, acelerar a inovação nos produtos para que representem toda a diversidade da beleza brasileira, além de amplificar as vozes de mulheres negras por meio de suas campanhas.

Alguns dos objetivos estabelecidos no Compromisso Antirracista incluem a meta de 30% de mulheres em cargos de liderança até 2030, a contratação de pelo menos 50% de pessoas autodeclaradas negras em processos seletivos e o aumento do número de colaboradores negros nas áreas de Comunicação, Recursos Humanos, Marketing e Vendas – onde há menor representatividade negra na empresa. Além disso, a Avon também aposta no letramento e sensibilização de equipes em prol da equidade racial e no incentivo ao empreendedorismo negro feminino.

Sobre a Indique Uma Preta

Somos uma consultoria especializada em Diversidade & Inclusão racial, que conecta pessoas negras (mulheres e homens) ao mercado de trabalho. Possuímos atuação no campo da comunicação estratégica e serviços de RH, conscientizando organizações para construir espaços diversos e incluir profissionais negros.

Nós nascemos como uma comunidade focada na conexão e desenvolvimento de mulheres negras, por isso o nome “Indique Uma Preta”. Depois de cinco anos, crescemos e viramos uma consultoria.
Hoje, apesar da nossa atuação ser voltada para a questão racial de forma ampla, continuamos adotando o mesmo nome, uma vez que toda a estrutura da nossa empresa é liderada, gerida e composta exclusivamente por mulheres pretas. Afinal, acreditamos que “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta junto com ela”, como disse Angela Davis.

Sobre a Avon

Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação, com cerca de 1,3 milhão de pessoas na força de vendas. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade.

Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.

Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br  

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Negros continuam na luta por maior participação no telejornalismo

Fonte: Portal Imprensa -   Na última sexta-feira (20/11),...

CULTNE – Bastidores do Encontro de Produtores Negros – RJ

Cultne registrou com imagens e edição de Filó...

INDÍGENAS CORREM RISCO DE DESPEJO

AÇÃO URGENTE   INDÍGENAS CORREM RISCO ...

Deputada Leci Brandão em ato contra a Privataria da TV Cultura

Deputada Leci Brandão em ato contra a privataria da...

para lembrar

Especialistas expõem seus argumentos na audiência pública sobre ensino religioso

Na sequência de apresentações da audiência pública sobre ensino...

Ministra diz que só ação federativa pode conter violência contra jovens negros

A ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos...

Câmara aprova o Estatuto da Juventude

A relatora, Manuela d´Ávila, manteve o combate a todas...
spot_imgspot_img

Mulheres negras e homens brancos: as desigualdades de candidaturas e bens nas eleições

Homens brancos declararam, em média, R$ 7,3 milhões, enquanto mulheres pretas declaram R$ 848 mil em média. Apenas 4,5% das candidaturas às prefeituras de...

Outubro Rosa: mulheres têm exames gratuitos na rodoviária de Brasília

A chegada do décimo mês do ano, nesta terça-feira (1°), marca o início do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização da sociedade e dos...

Mulheres negras são quase o dobro de vítimas de câncer agressivo, diz estudo do Inca

Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgado nesta terça-feira (1º) em um evento na sede em Vila Isabel, na Zona Norte do...
-+=