Bachelet: mulher é fundamental para desenvolvimento sustentável

A chilena Michelle Bachelet, diretora-executiva da ONU Mulheres, pedirá aos líderes mundiais na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que acelerem seus compromissos com a igualdade de gênero.

“Queremos que os países se comprometam a seguir apostando nas mulheres, porque a mulher é uma peça fundamental para o desenvolvimento sustentável”, disse Bachelet em entrevista antes de partir nesta quarta-feira para Equador e o Brasil.

A ex-presidente do Chile levará para a cúpula da Rio+20, que começa hoje e tem o Segmento de Alto Nível entre os dias 20 e 22 de junho, uma mensagem clara de defesa da igualdade de gênero e da capacitação das mulheres.

“A Rio+20 é uma grande oportunidade para seguir avançando e acelerar compromissos em todas as aéreas, mas sobretudo para que os governos se comprometam a financiar as políticas que aprovam”, acrescentou Bachelet.

A ex-governante quer que no documento redigido no final da cúpula fique claro que é necessário melhorar a vida das mulheres no plano social e econômico, para que desta maneira elas possam participar das mudanças que o planeta necessita.

“Se conseguirmos avançar mais rapidamente em questões da igualdade de gênero, vamos avançar mais rapidamente no desenvolvimento sustentável”, ressaltou a diretora da ONU Mulheres, que explicou que “em muitos países há leis formidáveis que não são iniciadas devido à falta de recursos financeiros e humanos”.

“Como é possível imaginar o desenvolvimento sustentável sem o potencial da mulher, que não foi utilizado nem apoiado de maneira eficiente até agora?”, perguntou. Bachelet frisou que pedirá aos líderes mundiais que se comprometam a incentivar a igualdade de gênero “apesar da crise e das dificuldades econômicas” de muitos países.

“Temos que convocar todos os setores a acelerar o processo de capacitação da mulher”, ressaltou, ao mesmo tempo que reconheceu que “é evidente que quando há uma situação econômica e financeira complexa, a possibilidade de utilizar fundos fica limitada, mas a crise não vai durar para sempre”.

“O importante é que os governos sigam se comprometendo para que todos os habitantes do mundo possam se desenvolver de uma maneira mais digna e decente”, indicou Bachelet. A ex-presidente frisou que apesar dos “numerosos avanços” das últimas duas décadas, ainda há muito a ser feito.

A diretora de ONU Mulheres quer que a mulher se envolva em assuntos vitais para o desenvolvimento sustentável como o uso de energias renováveis e novas técnicas de pesca e agricultura, porque “primeiro de tudo isto facilitaria sua vida, e depois teria um impacto sobre o planeta”.

“É importante que homens e mulheres avancemos da mesma maneira se queremos enfrentar os grandes desafios que o planeta tem pela frente”, insistiu Bachelet. Sobre recomendações concretas para a América Latina, a ex-mandatária assinalou que a região necessita “as mesmas recomendações” que o resto do mundo: “é necessário mais mulheres em cargos de comando”.

Bachelet reconheceu que a América Latina deve trabalhar ainda mais para acabar com a pobreza e que a miséria tem “cara de mulher e de criança” no continente. A líder assegurou que no Rio pedirá aos líderes da região que acabem com “as diferenças de salário e os empregos menos qualificados” a que são submetidas as mulheres latino-americanas.

“Se trabalhamos para que na América Latina a mulher deixe de ser vítima da violência, tenha acesso à saúde e à educação, e possa usar a energia renovável, as mulheres vão viver melhor e contribuir melhor ao desenvolvimento de seus países”, explicou.

Durante a cúpula de Rio+20, Bachelet se programou para realizar um encontro com as líderes de governo para impulsionar o papel da mulher em todos os setores. Durante a Rio+20 será realizado também o fórum “O futuro que querem as mulheres”, organizado pela ONU.

 

 

 

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

No Dia para Eliminação da Discriminação Racial ONU reforça importância de investir em mulheres negras

No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, ONU defende investimento em mulheres negras como caminho para o progresso. A campanha "Investir...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=