Baianos são os que mais se autodeclaram negros

Conhecido pela valorização das tradições vindas da África como a capoeira, o acarajé, o Candomblé, a Bahia é um dos lugares de maior concentração de afrodescendentes brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o estado tem a segunda maior população negra do Brasil, empatado com o Maranhão, ambos com 76,2%, e atrás do Pará, que tem 76,7%.

Embora seja o segundo em números, a Bahia é o primeiro onde as pessoas mais se autodenominam pretas, como o IBGE especifica. Em 2008, o Mapa da Distribuição Espacial da População, também do IBGE, revelou que os baianos que declaram ter a pele preta representam 13% da população e os pardos são 60,1%.

O número de população de cor preta autodeclarada na Bahia é o dobro do Brasil, que registrou 6,2 % de pretos e 38,5% de pardos. O índice é maior, também, do que o Nordeste, que tem 7,7% de pretos e 58% de pardos. A capital do estado, Salvador, é a cidade com maior população declarada preta ou parda do país, com 743,7 mil pessoas

Contradições

Apesar de se reconhecer como tal e ser a grande maioria, as condições de vida e as oportunidades não são as mesmas para a população negra. Um levantamento também feito pelo IBGE, em 2011, mostrou que, em Salvador, os brancos ganham até 3,2 vezes a mais do que o negro.

“A Bahia é maioria, mas os negros estão apartados do poder e compõem os espaços mais precarizados. Não há uma inclusão real. Somos uma maioria sob o jugo de uma minoria que detém o jugo do poder eco e político”, defendeu a vereadora Olívia Santana, que há mais de 20 anos milita no movimento negro.

Olívia acredita que o principal motivo das diferenças étnicas ainda persistirem no estado é a falta de criticidade da população e o pouco engajamento político. “A mudança se fará na medida em que a população tomar consciência dessa diferença brutal. Isso a gente resolve com luta política”, acrescenta.

20 de novembro

Marcado com um dia da luta do povo negro, o 20 de novembro é celebrado na Bahia com uma programação que dura todo o mês, batizada de “Novembro Negro”. Olívia credita que a data é mais importante do que o 13 de maio, que lembra a abolição da escravatura.

“O 13 de maio é limitado. Para nós, o 20 de novembro representa as nossas conquistas e a renovação da nossa luta. A nossa luta é pacífica, para o fim da desigualdade. A cor da pele não pode ser passaporte para uns e barreiras para outros”, disse Olivia

O 20 de novembro coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra à escravidão, em 1965, e é celebrado desde a década de 1960, mas só ganhou notoriedade recentemente.

De Salvador,
Erikson Walla

 

 

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira Nesta...

TJ cria comissão de enfrentamento à desigualdade racial

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai...

Plenária do Quilombo Raça e Classe defende unidade para combater racismo

  Representantes dos Quilombos Família Silva, Rio Grande do Sul;...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=