Bancários usam ‘mordaça’ em protesto contra censura tucana a jornal

Por: Sarah Fernandes

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região vai realizar hoje (5) um ato simbólico contra censura à última edição da Folha Bancária pela coligação do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra. O ato acontecerá junto com uma caminhada de campanha do candidato petista à prefeitura, Fernando Haddad, acompanhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no centro da cidade. Os manifestantes vestirão vermelho e amarrarão lenços na boca sinalizando uma mordaça.

A concentração para o ato começa ao meio-dia, na Praça da República. Além das manifestações dos bancários, a expectativa é que lideranças do sindicato aproveitem a ocasião para se manifestar publicamente sobre o assunto.

O jornal foi apreendido pela Polícia Militar na noite de ontem (4), depois da Coligação “Avança, São Paulo” (PSDB/PSD/PR/DEM/PV) entrar com um pedido de liminar de busca e apreensão na Justiça Eleitoral, por entender que o informativo fazia “promoção” do candidato do PT e “denegria” a imagem do tucano.

A representação foi protocolada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo e assinada pela juíza Carla Themis Lagrotta Germano. A edição de ontem (4) da Folha Bancária trazia uma reportagem que analisava as propostas e o histórico dos candidatos que lideram a pesquisa à prefeitura de São Paulo: Serra, Haddad e Celso Russomanno (PRB).

“Os trabalhadores têm direito a analisar as propostas dos candidatos. Pode haver divergência, mas repudiamos a censura e sempre lutamos pelo fortalecimento da democracia”, afirmou em nota a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira. “Não denegrimos a imagem de ninguém. Só não podemos noticiar o plano de governo de um dos candidatos que não tem seu material divulgado nos sites oficiais da campanha.”

 

 

Fonte: Brasil Atual

+ sobre o tema

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como...

para lembrar

Ator rejeita papel de FHC e diz que filme da Lava Jato é propaganda tucana

Filme sobre a operação Lava Jato voltou a ser...

Nova segunda fase da Fuvest começa no domingo

A segunda fase da Fuvest começa neste domingo (3)....

Os 10 maiores micos da Copa do Mundo do Brasil

Najla Passos Na Copa do Mundo do Brasil, foram embora...

Lei da Palmada é aprovada na CCJ da Câmara e se chamará Bernardo

Projeto seguirá para o Senado com o nome de...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...

Comitê Quilombola da 2ª Marcha das Mulheres Negras é lançado em Brasília

Mulheres quilombolas de todo o país lançaram, nesta terça-feira (25), o Comitê Quilombola da Marcha das Mulheres Negras 2025, que acontecerá em novembro. O...
-+=