Bandeira nazista é colocada sobre caixão durante cerimônia em igreja católica em Roma

Líderes católicos e judeus reagiram, entre eles a diocese de Roma, comandada pelo Papa Francisco

O integrante do partido de ultradireita italiano Força Nova, Alessia Augello, 44, foi enterrado nesta segunda-feira (10), em Roma, com uma bandeira com a suástica sobre o caixão. O fato gerou protestos no país de líderes católicos e judeus.

O episódio ocorreu na entrada da paróquia de Santa Lúcia, no centro de Roma. Algumas das cerca de 20 pessoas que acompanhavam a cerimônia ainda fizeram saudações associadas ao nazismo e ao fascismo, enquanto ao redor do caixão da ativista gritavam a palavra “presente” com o braço direito estendido.

Alessandro Zenobbi e Paolo Emilio, párocos que celebram missas no local, afirmaram em nota não terem ficado sabendo de nada: “o que ocorreu fora da igreja no final da celebração aconteceu sem qualquer autorização do pároco ou do pároco celebrante, ambos desconhecendo o que estava acontecendo”.

Eles ainda expressaram “profunda tristeza e decepção pelo ocorrido, distanciando-nos de cada palavra, gesto e símbolo usado fora da igreja, atribuível a ideologias extremistas distantes da mensagem do evangelho de Cristo”.

Papa Francisco

A diocese de Roma, comandada pelo Papa Francisco, chamou a bandeira nazista de “um símbolo horrendo” e disse que o episódio foi um exemplo ofensivo de “exploração ideológica” de um serviço religioso.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

para lembrar

O grito doentio da intelectualidade corrompida

O filósofo da USP Paulo Eduardo Arantes, atualmente aposentado,...

Um nazismo fashionista

O aspecto teórico que distingue o nazismo de todas...

Natalie Portman: “Judeus não podem se colocar como únicas vítimas do Holocausto”

Atriz judia estreia na direção com filme que trata...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou um episódio de xenofobia e racismo dentro da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma moradia estudantil mantida...
-+=