Banqueiros, talebans e o Haiti

Fundamentalistas da banca ameaçam sucesso da gestão Barack Obama mais do que a guerra no Afeganistão

Clovis Rossi
A GUERRA que verdadeiramente poderá arruinar a administração Barack Obama não é a do Afeganistão, mas aquela que Vinicius Torres Freire batizou, com a habitual competência, de “guerra contra a banca”, em sua coluna de ontem nesta Folha.

O Afeganistão é remoto demais. Qualquer desfecho acabará sendo absorvido, salvo um improvável desenlace tipo Vietnã.
Já na guerra contra a banca, Obama enfrenta um grupo de talebans muito mais fundamentalista e muito mais bem armado para afetar a parte mais sensível do corpo humano (o bolso) e para fazê-lo cotidianamente.

Do extremismo dos gatos gordos da banca e de sua insuperável desfaçatez, diz tudo a tentativa em curso de convencer o mundo de que o tsunami financeiro que varreu o planeta a partir de 2007 é igual ao terremoto do Haiti: nada mais que um fenômeno natural.
É o que fez, entre outros, Lloyd Blankfein (Goldman Sachs), em depoimento ao Congresso dos EUA, durante o qual comparou a crise financeira a um furacão que ninguém poderia ter previsto.

De fato, não foi prevista por nenhum dos economistas-chefes das grandes instituições financeiras, inclusive as brasileiras, incapazes de enxergar um milímetro à frente enquanto se armava a crise. Agora que ela amainou, voltam à arrogância habitual, arrotando caviar depois de comer apenas mortadela.
A estes, vale o conselho de Paul Krugman na sua mais recente coluna, ele que é Nobel de Economia, ao contrário de seus arrogantes colegas do sistema financeiro: “Agora que o Congresso e o governo estão tratando de reformar o sistema financeiro, deveriam ignorar os conselhos provenientes dos supostos sábios de Wall Street, que não tem nenhuma sabedoria a oferecer”. Acrescento eu: nem de Wall Street nem da avenida Paulista.
Aos banqueiros, vale a observação de Phil Angelides, presidente da comissão do Congresso que os ouvia: “A crise financeira não foi um ato divino; foi consequência de atos de homens e mulheres”.

Tais atos levaram até os executivos-chefes de 50 países, em pesquisa a que a Folha teve acesso, a afirmar que foi a indústria financeira a que sofreu a maior erosão em credibilidade junto ao público, seguida pelo ramo de seguros, parente próximo.
Mas é justo culpar também os bancos centrais, que deixaram um imenso buraco negro na regulação do sistema, o que permitiu aos gatos gordos da banca fazer uma farra de dimensões épicas que só poderia mesmo terminar em uma crise avassaladora.
Volto a Krugman: “Antes ou depois, esse sistema sem freios estava destinado a estourar. E, se não fizermos mudanças fundamentais, voltará a repetir-se”.

O que Obama está tentando fazer agora é uma parte das “mudanças fundamentais” a que se refere Krugman. Os gatos gordos reagirão, já estão reagindo, aliás, como mostram os movimentos nas bolsas e no câmbio. É uma reação silenciosa, ao contrário do ruído dos atentados fundamentalistas, mas o perigo é muito maior para Obama -e para todos, como ficou evidente na crise de 2007/2009.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

A periferia que a esquerda não viu!

Alguém já parou pra pensar que a esquerda pode estar...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Candidatos Negros: Deputados Estaduais Eleitos em São Paulo 2010

Leci Brandão  - 86.298 votos JOSÉ CANDIDO...

para lembrar

Quadro clínico do deputado José Candido é estável

O deputado José Candido continua internado na Unidade de...

O golpe e os golpeados

Minha coluna desta semana no El País fala sobre...

Brasil gera 10 milhões de empregos em sete anos

Fonte: Pantanal News - Em 2008, o Brasil alcançou...

Sakamoto – E quando somos racistas e nem percebemos?

por Leonardo Sakamoto O brasileiro não é racista. Nem...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=