Americanos aprovam reação de Obama à tragédia

A maioria dos americanos aprova as medidas adotadas pelo presidente dos EUA, Barack Obama, para ajudar o Haiti. Pesquisa realizada pelo Pew Research Center mostra que 64% dos americanos concordam com as decisões tomadas pelo presidente após o terremoto. Mesmo entre os republicanos, 51% apoiam a ajuda aprovada por Obama.
Para 58% dos americanos, o governo está agindo na medida certa para auxiliar o país. Mas 16% dos republicanos e 6% dos democratas avaliam que Obama está fazendo mais do que deveria. A resposta rápida do presidente, que ofereceu recursos e suporte, surpreendeu até mesmo adversários políticos.
O terremoto no Haiti é também a notícia mais acompanhada pelos americanos, segundo a pesquisa -70% dizem que estão discutindo o tema com amigos.
Nos dias que se seguiram ao terremoto, 18% dos entrevistados ou alguém em suas casas fizeram doações para ajudar as vítimas da catástrofe, e 30% disseram que planejam fazer uma doação. A maioria dos que já fizeram doações (59%) disse ter dado o dinheiro para organizações não religiosas.
As redes de informação como Facebook e Twitter foram usadas por 13% dos americanos para obter informações sobre o terremoto no Haiti.

Entendimento

Os EUA e a ONU assinaram ontem um acordo que formaliza o papel dos EUA no suporte ao Haiti. Segundo o documento, os americanos têm papel de apoio em ações humanitárias, mas continuam no comando do aeroporto, portos e estradas.
A embaixadora americana na ONU, Susan Rice, disse que segundo o acordo as tropas americanas continuam sob seu próprio comando, mas que as autoridades americanas estão definindo uma força-tarefa para dar apoio aos esforços humanitários. A polícia haitiana e os 12.650 soldados da missão de paz da ONU continuam os principais responsáveis pela segurança.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica...

Montenegro, do Ibope – Dilma quase nocauteou Serra

Blog Poder Online Do presidente do Ibope, Carlos...

Maioridade penal. Por Luiz Eduardo Soares

Os que lutamos contra a redução da idade de...

para lembrar

ONU convoca brasileiros para combater o racismo

Os superlativos números da violência contra jovens negros no...

Jean Mello – Pensamento Negro!

por Jean Mello Na boca de gente que despreza...

Brasil é primeiro colocado em ranking internacional de combate à fome

Fonte: UOL Notícias - Roma (Itália) - A organização...

Paulo Paim: sim, é possível

Eu sempre penso o Brasil a partir de decisões...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=