Barack Obama diz que massacre no Afeganistão é ‘trágico e chocante’

Por: France Presse

 

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo (11/3) estar “profundamente triste” pelo massacre de 16 civis no Afeganistão, mortos supostamente por um soldado americano, e expressou ao presidente afegão Hamid Karzai sua “consternação” pelo ocorrido.

“Ofereço minhas condolências às famílias e entes queridos daqueles que perderam a vida e ao povo do Afeganistão, que suportou muita violência e sofrimento”, disse Obama em uma declaração por escrito, na qual classificou o incidente de “trágico e chocante”.

Obama telefonou ao presidente afegão, Hamid Karzai, para “expressar sua consternação e tristeza” pelo massacre, disse a Casa Branca.

Durante a ligação, Obama “estendeu suas condolências ao povo do Afeganistão, e deixou claro o compromisso de seu governo de estabelecer os fatos o mais rapidamente possível para responsabilizar” os culpados.

Karzai havia condenado mais cedo o incidente, classificado por ele de “imperdoável”.

“Quando há afegãos que morrem deliberadamente pelas mãos das forças americanas, trata-se de um ato de assassinato, terrorista e imperdoável”, expressou Karzai em uma declaração.

O secretário da Defesa, Leon Panetta, já havia telefonado para Karzai para garantir que há uma “investigação completa em andamento” sobre o massacre.

“Um suspeito está em custódia, e dei ao presidente Karzai a garantia de que levaremos os responsáveis perante a justiça”, explicou Panetta em um comunicado, no qual disse estar “comovido e triste pelo fato de que um membro do serviço americano… claramente agindo fora da rede de comando” esteja vinculado ao ataque.

“Este incidente é trágico e chocante, e não representa o caráter excepcional de nossos militares nem o respeito dos Estados Unidos em relação ao povo do Afeganistão”, disse Obama.

Dezesseis civis afegãos, entre eles crianças e idosos, morreram supostamente pelas mãos de um soldado americano que teria saído na madrugada deste domingo de sua base na província de Kandahar, bastião talibã do sul do Afeganistão, para realizar o massacre.

Obama fixou 2014 como prazo para a retirada da força de 130 mil homens da Otan liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão, enquanto Washington treina as forças de segurança afegãs para assumir a liderança e busca negociar com os talibãs.

O incidente ocorre num momento em que as relações entre Washington e Cabul estão em seu pior nível, depois da queima de livros do Alcorão por soldados dos Estados Unidos que provocaram violentos protestos, e provoca novas dores de cabeça à missão militar de mais de uma década.

 

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Blogueiros pedem acesso à lista e dados dos 8.667 clientes brasileiros do HSBC

Dar acesso à lista e dados dos 8.667 clientes...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na...

PCC volta às manchetes

Por Luciano Martins Costa   Os jornais de...

Pobre, negro e coxinha?

Sim, claro que tudo é possível e cada um...

para lembrar

Você precisa ouvir Liniker, uma artista em trânsito. Por Cidinha da Silva

As músicas e os músicos que amamos são registros...

Trocar casa por trabalho doméstico: feminismo ou herança da escravidão?

Mulher causa polêmica nas redes sociais ao anunciar trabalho...

Brasileiro é eleito para chefiar órgão da ONU contra a fome

José Graziano será o diretor da FAO, após vencer...

A manipulação dos ricos e poderosos

A capacidade de manipulação dos ricos e poderosos é...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=