Dilma recebe diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

 

Em sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Senado entrega nesta terça-feira o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz para as cinco mulheres que deram contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no país.

São elas: Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil; Eunice Michiles, a primeira senadora; Ana Alice Alcântara Costa, professora da Universidade Federal da Bahia; Rosali Sacalabrin, secretária municipal da Mulher de Rio Branco (AC); e Maria do Carmo Ribeiro, viúva do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes.

A presidenta do Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), diz que o prêmio lembra o “exemplo ímpar e pioneiro” de Bertha Lutz, que criou as bases do movimento feminista no Brasil, sendo fundadora da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922.

A senadora destacou que a presença de Dilma Rousseff entre as diplomadas representa um exemplo definitivo “inscrito na história das conquistas femininas no país”. “Ela é uma das pessoas mais influentes do mundo, e isso é motivo de orgulho para todas nós, brasileiras”, argumentou.

Vanessa Grazziotin disse ainda que a presença da ex-senadora também do Amazonas Eunice Michiles é bastante significativa, uma vez que ela “abriu portas e preparou o terreno” para as atuais senadoras. Eunice, a primeira senadora do Brasil, era suplente e assumiu uma cadeira em 1979 depois da morte do ex-senador João Bosco de Lima, eleito em 1978. Na época, o suplente também recebia votos dos eleitores.

As escolhidas foram selecionadas entre várias mulheres indicadas por entidades governamentais e não governamentais. O diploma foi instituído em 2001 para homenagear as personalidades sempre no Dia Internacional da Mulher.

 

 

 

 

Fonte: Correio do Brasil 

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=