Barroso pede desculpas por chamar Joaquim Barbosa de “negro de primeira linha”

Ministro do Supremo Tribunal Federal pediu a palavra no início da sessão desta quinta-feira (8) na Corte. Ao se desculpar, disse que a afirmação em relação a Joaquim Barbosa foi ‘infeliz’.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso pediu desculpas nesta quinta-feira (8) por ter chamado o ex-presidente da Corte Joaquim Barbosa de “negro de primeira linha”. Ele classificou como “infeliz” a afirmação, feita em evento na quarta-feira (8) durante cerimônia de inauguração da foto de Barbosa na galeria de ex-presidentes do tribunal.

por Bernardo Caram no G1

Logo na abertura da sessão de julgamentos desta quinta, Barroso pediu a palavra para se retratar pela afirmação do dia anterior.

Segundo o ministro, ao saudar Joaquim Barbosa, pretendeu fazer referência de que ele se tornou um acadêmico negro de primeira linha. “Primeira linha se referia, como intuitivo, a acadêmico. E a referência a negro era para celebrar uma pessoa que havia rompido o cerco da subalternidade, chegando ao topo da vida acadêmica”, afirmou.

“Contudo, manifestei-me de um modo infeliz e utilizei a expressão ‘negro de primeira linha’. Não há brancos ou negros de primeira linha porque as pessoas são todas iguais em dignidade e direitos sendo merecedores do mesmo respeito e consideração”, ressaltou.

Com a voz embargada, Barroso então se desculpou pela afirmação. “Gostaria de pedir desculpas às pessoas a quem possa ter ofendido ou magoado com essa afirmação infeliz. Gostaria de pedir desculpas, sobretudo, se, involuntária e inconscientemente, tiver reforçado um estereótipo racista que passei a vida tentando combater e derrotar”, disse.

Depois de participar do evento do STF na quarta, Barbosa esteve, nesta quinta-feira, na sessão de julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral.

+ sobre o tema

5 coisas que toda mulher gorda precisa saber

Estava eu pesquisando na internet quando me deparei com...

Rosana Jatobá – O insustentável preconceito do ser!

Por Rosana Jatobá Era o admirável mundo novo! Recém-chegada de...

PRE-SP pede retirada de xingamentos a Leci Brandão no Facebook

Procurador eleitoral auxiliar aponta, em parecer, gravidade e caráter...

Jovem afirma ter sido vítima de preconceito na loja Farm

O designer Vitor Martins, de 24 anos, afirma ter...

para lembrar

Joaquim Barbosa adia aposentadoria para agosto

Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu...

“Não há nada para você aqui”: o drama das mulheres gordas na França

Há décadas a imagem da mulher parisiense chique e...

Após sofrer preconceito na faculdade, merendeira do DF faz mestrado na UnB

Ela começou a cozinhar com oito anos de idade,...

Ludmilla já sofreu preconceito por roupa curta e rebate: ‘Visto o que eu quiser’

A ‘carinha das noitadas’ na cena funkeira dispensa salto...
spot_imgspot_img

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...

Intolerância religiosa: Bahia tem casos emblemáticos, ausência de dados específicos e subnotificação

Domingo, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Nesta data, no ano 2000, morria a Iyalorixá baiana Gildásia dos...
-+=