Barry Jenkins relembra caso de racismo que sofreu durante a divulgação de Moonlight

O próximo filme de Barry Jenkins, If Beale Street Could Talk, estreou no Toronto International Film Festival na noite de domingo (9). Durante uma sessão de perguntas e respostas após a exibição, Jenkins relembrou quando um motorista racista o chamou de nigger (crioulo/nego).

Por Ana Reis Do Papel Pop

Foto: Reprodução/papel pop

De acordo com Vulture, alguém na multidão perguntou ao diretor se havia um momento durante a produção de seu novo filme, em que tudo fez sentido para ele. Ele respondeu com uma afirmação positiva e apontou uma cena em que o personagem de Brian Tyree Henry sai da prisão por um crime que não cometeu e, enquanto conversa com seu amigo, fala sobre como a polícia o incriminou por um roubo de carro sendo que ele nem sabe dirigir e o modo como os homens brancos tratam os homens negros na prisão. “Senti profundamente que este filme, embora tenha sido ambientado em 1973/74, seria relevante hoje”, disse ele.

Para sustentar seu ponto, ele contou uma história pessoal sobre o racismo que experimentou ao promover Moonlight. Ele estava deixando o Governor Awards para a festa da Academia uma noite e esperando por seu carro. Como era difícil entrar e sair do hotel onde tava acontecendo o evento, seu motorista foi forçado a circular. De acordo com a revista, Jenkins continuou:

“Eu saio e um manobrista [que estava lá] fica chocado. Eu digo: ‘O que está acontecendo?’ Ele diz: ‘Ah, você não deveria entrar no carro com aquele cara’. Eu fico tipo ‘Por quê?’ Ele responde: “Ah, porque quando eu estava aqui antes, ele parecia todo agitado, e eu perguntei a ele ‘O que há de errado?’. Ele disse que ‘Ah, você sabe, nada, eu só estou sentado aqui esperando para pegar esse crioulo.’ E então ele sorriu e disse: ‘Ah, e ele provavelmente será indicado para Melhor Diretor’”

Jenkins disse que, se um incidente racista como esse pode acontecer com ele, enquanto vestindo um terno de US$ 5.000, isso pode acontecer com qualquer um. “Então, quando chegamos a essa cena [de racismo em If Beale Street Could Talk] eu estava tipo, isso é foda. É isso. Tudo o que estamos fazendo. Sim”, ele diz, concluindo com: “Temos que contar essas malditas histórias”.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

Sociologia e o mundo das leis: racismo, desigualdades e violência

Foi com muita satisfação que recebi o convite do Justificando para...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

Ele perguntou se eu preferia maçã, conta vítima de racismo em Confins

Preso em flagrante por injúria racial, advogado terá que...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=