BB tira do ar propaganda com jovem negra careca, homens de cabelo rosa e no salão de beleza

Assessoria do banco diz que ‘faltaram outros perfis’ e que diretor de Marketing deixará cargo. Segundo ‘O Globo’, Bolsonaro vetou campanha, feita para incentivar abertura de contas.

Por Yvna Sousa e Elisa Clavery, do G1

Reprodução/YouTube

O Banco do Brasil informou nesta quarta-feira (25) ter retirado do ar uma peça de propaganda que incentivava jovens a abrir conta no banco. Segundo a assessoria da instituição, o diretor de Marketing da instituição deixará o cargo (leia mais abaixo).

No vídeo, de 30 segundos, são exibidas imagens de pessoas que, segundo a locutora, “fazem carão”, “biquinho de ‘vem cá me beijar'”, “quebrada de pescoço para o lado”, “papada negativa”, “cara de rica irritada” e “movimento natural esquisito”.

Enquanto a narradora fala, são exibidas imagens de pessoas agindo conforme a narração.

Aparecem no vídeo uma mulher careca negra, um homem em um salão de beleza, uma mulher negra com cabelo loiro, outra mulher com cabelo rastafari, um homem com cabelo rosa, uma mulher com cabelo curto e um homem em ambiente de festa.

Demissão é de ‘consenso’, diz banco
Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, o presidente Jair Bolsonaro vetou a campanha.

“O presidente Bolsonaro e eu concordamos que o filme deveria ser recolhido. A saída do diretor [de Marketing] é uma decisão de consenso, inclusive com aceitação do próprio”, afirmou o presidente do BB, Rubem Novaes, ao colunista.

A assessoria do banco informou que Novaes tomou a decisão de tirar do ar a peça de propaganda por entender que “faltaram outros perfis” de jovens.

“Ao avaliar o vídeo, o presidente do Banco do Brasil considerou que faltaram outros perfis de jovens brasileiros que o Banco busca alcançar com suas campanhas de publicidade”, informou a assessoria do banco.

Procurada, a assessoria da Presidência da República informou que não vai comentar o assunto.

Em um trecho do vídeo, a locutora diz que, para a pessoa abrir a conta, precisa baixar o aplicativo do banco e mandar uma foto selfie com “cara de quem não paga tarifa mensal nem anuidade do cartão”.

Enquanto ela fala, são exibidas imagens de pessoas em festa, de um idoso, além de um homem negro com camisa rosa em uma rua.

Diretor de Marketing de férias

De acordo com o Banco do Brasil, “a saída do atual diretor ocorreu em decisão consensual com participação do próprio”. Conforme a assessoria, o diretor não foi demitido. Ele está em férias e, quando retornar, o BB vai avaliar a situação dele.

A assessoria informou, no entanto, que já está decidido que o diretor não retornará para o cargo de comando na área de Marketing e Comunicação.

“O BB seguirá buscando adequar suas campanhas publicitárias aos segmentos de público que deseja alcançar”, informou a assessoria.

Rubem Novaes não viu a campanha antes de a peça ser veiculada porque, segundo a assessoria do banco, não faz parte de suas atribuições aprovar comerciais.

-+=
Sair da versão mobile