Beyoncé lançou “Renaissance”, o primeiro álbum de uma nova trilogia, nesta sexta-feira (29). As músicas, no entanto, já estavam na internet há dois dias.
O sétimo álbum de estúdio da cantora vazou na internet, mas houve um movimento de fãs para não ouvir as faixas enquanto elas não fossem oficialmente lançadas.
Ao lançar o álbum na madrugada desta sexta, Beyoncé agradeceu aos fãs por isso no Instagram.
“Então, o álbum vazou e vocês realmente esperaram até o momento de lançamento apropriado para que todos pudessem curtir juntos”, começa o texto.
“Nunca vi nada parecido. Não tenho como agradecer o suficiente por seu amor e proteção. Agradeço por chamar a atenção de quem estava tentando entrar no clube mais cedo. Significa o mundo para mim.”
“Obrigada pelo apoio inabalável”, continuou ela. “Obrigado por ser paciente. Vamos tirar um tempo e curtir a música. Vou continuar a dar tudo de mim e fazer o meu melhor para trazer alegria para vocês.”
O projeto é o primeiro após o aclamado álbum “Lemonade”, lançado pela cantora em 2016. Ele também marca o retorno ao trabalho solo, já que em 2018 Beyoncé saiu em turnê com o marido.
Ao longo da “On The Run II Tour”, o casal faturou US$ 253,5 milhões (cerca de R$ 936,91 milhões, segundo dados da Billboard Boxscore.
Como anunciado no primeiro single, “Break My Soul”, o álbum evoca uma era club voltado para as pistas de dança com faixas dedicadas à house music e ao dance.
“Break My Soul” foi produzida por Beyoncé, Tricky Stewart e The-Dream, os mesmos produtores de “Single Ladies”, um dos maiores hits da carreira da rainha do pop de 2008. Eles também são responsáveis por “Touch My Body”, de Mariah Carey, “Umbrella”, de Rihanna, e “Baby”, de Justin Bieber.
Projeto de três atos
Horas antes do álbum sair, Beyoncé confirmou que “Renaissance” é o primeiro de um projeto de três atos.
Em nota, ela reafirmou que o processo criativo do álbum levou três anos e detalhou o trabalho durante a pandemia, chamando-o de “tempo para ficar quieto, mas também um tempo que achei criativo”.
Pouco se sabe sobre como as três partes serão divididas ou qual tempo levará até a segunda ser divulgada.
Tracklist de ‘Renaissance’
Na quarta-feira (20), faltando oito dias para o lançamento de “Renaissance”, Beyoncé divulgou os nomes das 16 faixas que fazem parte de seu novo álbum. São elas:
- I’m That Girl
- Cozy
- Alien Superstar
- Cuff It
- Energy
- Break My Soul
- Church Girl
- Plastic Off the Sofa
- Virgo’s Groove
- Move
- Heated
- Thique
- All Up in Your Mind
- America Has a Problem
- Pure/Honey
- Summer Renaissance
A divulgação das canções acontece 20 dias após Beyoncé divulgar a capa de seu sétimo álbum de estúdio, na qual aparece em cima de um cavalo. Na ocasião, ela publicou um breve texto falando um pouco sobre o processo de criação do disco.
“Criar esse álbum me permitiu um lugar para sonhar e encontrar uma válvula de escape durante o momento assustados para o mundo. Ele me permitiu me sentir livre e aventureira em um momento em que pouca coisa se movimentava”, escreveu a cantora no post nas redes sociais.
“Minha intenção foi criar um lugar seguro, um lugar sem julgamentos. Um lugar para ser livre do perfeccionismo e de pensar demais. Um lugar para gritar, soltar, sentir a liberdade.”
“Foi uma linda jornada de exploração. Espero que encontrem alegria nessa música. Espero que inspire vocês a se soltar. E a se sentirem únicos, fortes e sexies como vocês são”, finalizou a cantora.
Durante a divulgação do álbum, a cantora deu poucos detalhes, mas incluiu “Act I”, o que indica que a artista deve dividir o lançamento em algumas partes.
Beyoncé já lançou a primeira faixa de trabalho do disco, “Break My Soul”, que traz uma levada house. A música é a sexta faixa de “Renaissance”.