Biblioteca Leonel Brizola abriga exposição sobre Cultura Africana

Será aberta hoje, na Biblioteca Pública Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias, a exposição “África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas”, promovida pelo IPEAFRO-Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo.

Com fotografias, pinturas, cartazes, esculturas, livros e revistas, a mostra retrata a cultura africana e também homenageia o pintor, escritor, poeta e um dos mais destacados defensores da defesa da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil, Abdias Nascimento, que faleceu em maio aos 97 anos. Fundador do Teatro Experimental do Negro em 1944 e detentor de vários prêmios, ele foi Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York e Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Brasília, Federal e Estadual da Bahia, Estado do Rio de Janeiro, e Obafemi Awolowo da Nigéria. A exposição tem como curadora Elisa Larkin Nacimento, presidente do IPEAFRO, entidade fundada por Abdias em 1981. A exposição ficará em cartaz até 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h à 17h, com entrada franca. Grupos ou escolas que desejarem, poderão fazer agendamento no IPEAFRO, através do telefone 2509-2176.

Antes de ser aberta ao público, a exposição recebeu no dia 27, os participantes do Fórum de Educação Afirmativa Sankofa, realizada pelo IPEAFRO em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo (SMCT) e de Educação (SME), entre os dias 24 e 27, com oficinas, exibição de vídeo e atividades no auditório da SME. A apresentação foi feita pelo Secretário de Cultura e Turismo Gutemberg Cardoso, que representou o prefeito José Camilo Zito, e pela presidente do IPEAFRO, Elisa Larkin Nascimento, e contou coma participação do músico Hélio Ventura. A solenidade serviu também como encerramento oficial do Fórum.

Em seu discurso, Gutemberg Cardoso enalteceu Abdias Nascimento, “a quem podemos chamar de herói brasileiro, assim como Zumbi dos Palmares e Solano Trindade, que se destacaram por suas lutas contra a segregação e a opressão, enfrentando as elites dominantes”. Elisa Larkin presenteou a Biblioteca Leonel Brizola com alguns títulos de Abdias Nascimento, além de um kit do IPEAFRO ao prefeito Zito, recebido por Gutemberg. Elisa recebeu das mãos do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (COMDEDINEPIR), José Zumba da Silva, uma Moção “in memoriam” a Abdias Nacimento, concedido pela entidade e a Secretaria de Cultura e Turismo, além um buquê de flores entregue por Maria Chocolate, também representante da comunidade negra do município.

Estiveram presentes ainda o vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (COMDEDINEPIR), Jairo Célio da Cruz; o membro do Conselho de Defesa dos Direitos do Negro do município do Rio deJaneiro, Mário Leopoldo; os designers Afonso Drumond e Luiz Carlos Gá; o ceramista Agenor Nune; além de membros da Secretaria de Cultura, intelectuais e representantes de várias entidades.

 

 

 

Fonte: Diário Democratico

+ sobre o tema

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e...

Prouni: resultado da 2ª chamada será divulgado nesta terça-feira

O resultado da segunda chamada do Programa Universidade Para...

Unesp abre vagas em mais de 40 cursos de mestrado e doutorado gratuitos 

Estão abertas as inscrições de interessados em concorrer às...

para lembrar

Os Mecanismos de Discriminação Racial nas Escolas Brasileiras

Sumário do Documento anexo.     SUMÁRIO   INTRODUÇÃO Sergei Soares, Kaizô Iwakami Beltrão,...

Alemanha anuncia 160 bilhões de euros para universidades e pesquisa

Enquanto a desgraça se abate contra as universidades brasileiras... no...

Prouni 2023: resultado da segunda chamada será divulgado nesta terça

O Programa Universidade Para Todos (Prouni), iniciativa do Ministério...

Professor que chamou aluno de burro é demitido no Sul de MG

Profissional treinava time de futebol de colégio de Pouso...
spot_imgspot_img

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) começa a colher seus primeiros frutos. Na última semana, um encontro em Brasília celebrou...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e resposta ao racismo em todas as etapas da educação básica e no ensino superior. A medida faz...

O Dia da Infância nos lembra da importância de combater as desigualdades para crianças   

Neste sábado, 24 de agosto, é celebrado o Dia da Infância, uma data que nos faz refletir sobre as condições de vida  das crianças...
-+=