Bill Clinton cita projetos brasileiros como solução para problemas mundiais

A desigualdade social, a crise financeira e o aquecimento global são os principais desafios mundiais hoje, e alguns projetos brasileiros podem trazer a resposta para essas questões. A avaliação é do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, que esteve em São Paulo nesta segunda-feira (1º) para apresentar uma palestra a convidados de uma universidade particular.

Por Edilson Saçashima, da UOL

Foto: veja.com/AP

Para reduzir a desigualdade social e combater a pobreza, Clinton deu como exemplo de iniciativa eficiente o projeto do Bolsa Escola, desenvolvido no governo FHC (1995-2002). “Quando fui presidente, o Brasil apresentou o Bolsa Escola, um projeto que pagava os pais para ter os filhos na escola”, disse.

Para Clinton, promover a sustentabilidade contra o aquecimento global é outra questão que se apresenta aos governantes. Destacou o Brasil como uma das nações que procuram alternativas aos combustíveis fósseis com o programa de produção de biocombustíveis. “O Brasil tem a frota de carros mais limpa do mundo por possibilitar o uso de álcool e de gasolina como combustíveis… E o país foi o primeiro a usar gás em transporte de massa”, disse. O desafio seria conseguir o aumento da produção de biocombustíveis sem afetar as florestas e aumentar o desmatamento. “O Brasil é uma fonte única de oxigênio para o mundo. Cerca de 20% de oxigênio do mundo de origem não oceânica vem da floresta amazônica”, disse.

A exceção ficou por conta da crise financeira. Se o Brasil não tem uma resposta para este problema, ao menos valeu uma citação bem-humorada. Clinton lembrou a declaração do presidente Lula de que a crise teria sido obra de “brancos de olhos azuis e cabelos loiros”. A seguir, disse que a Islândia, “um país de gente de olhos azuis e cabelos loiros”, foi a mais afetada pela crise.

Mudança, mas como?
De certa forma, a palestra de Bill Clinton, um ex-presidente democrata que ficou oito anos no poder antes dos dois mandatos do republicano George W. Bush, parecia refletir um contraponto ao ímpeto realizador do recém-empossado Barack Obama. Enquanto o atual presidente foi eleito sob o mantra do “yes, we can” (“sim, nós podemos”), Clinton parecia propor a reflexão de como alcançar a mudança. Durante a palestra, a expressão “how?” (“como?”) foi repetida em várias ocasiões.

Segundo uma reportagem recente do The New York Times, Bill Clinton tenta respeitar uma certa distância da nova administração. Ele fala com o vice-presidente Joe Biden cerca de uma vez por semana e com menos frequência com ex-colaboradores que ocuparam altos cargos em seu governo, segundo o jornal. “Mas ele deixa Obama em paz”, escreve o NYT.

No entanto, ao ter sua mulher, a atual secretária de Estado Hillary Clinton, em um alto cargo no atual governo norte-americano, Bill Clinton parece procurar seu papel e seu lugar na “era Obama”, escreve o jornal.

Aos 62 anos, com a voz segura mas que expressa certo cansaço, Bill Clinton incentivou em sua palestra, realizada na Universidade Anhembi Morumbi, o aparecimento de novos empreendedores sociais. “Eu gostaria que todas as instituições de ensino superior do mundo criassem uma ONG”, disse. Era a versão clintoniana do “yes, we can”, ou seja, que todos poderiam ser um líder. Ou um recado diplomático para o mundo tirar dos ombros de Obama todo o peso da esperança de mudança.

Matéria original: Bill Clinton cita projetos brasileiros como solução para problemas mundiais

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Bolsa-enchente de Kassab não garante nova moradia

Moradores do Jardim Pantanal dizem que não conseguem imóvel...

para lembrar

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Taxa de mortalidade infantil no Nordeste é duas vezes maior do que no Sul e Sudeste

A Síntese de Indicadores Sociais 2010, divulgada nesta sexta-feira...

De apertos e sinhazinhas

Ainda bem menina descobri que as roupas e a...

Lazer motiva a nova classe média a viajar de avião

Passeios e visitas a familiares são as principais razões...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=