Se de perto ninguém é normal, o que é loucura?

Lei não aboliu a internação, mas quem a decide é o médico

Por Fatima Oliveira

Talvez tenha razão quem disse que “ninguém enlouquece, apenas piora”, já que incursionar pela história da loucura, sua contextualização, suas representações sociais e o conceito de doença mental requer considerar a linha histórica das respostas da família, da sociedade, do Estado e da ciência diante de doenças e doentes mentais, que dependem da época em que a loucura é vivida. Muitos abominam, mas resgato a palavra loucura por considerar que, apesar da polissemia e da gama de subjetividade, nela cabe tudo o que permite o diagnóstico de insanidade mental.

A Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216, de 6.4.2001) é um marco do compromisso com a cidadania de quem porta doença mental, até então sob a batuta de um modelo de atenção que priorizava a segregação de quem era tido como louco numa época em que o conceito de louco e o de loucura eram embasados pela eugenia e uma visão higienizadora da vida social, cujas subjetividades englobavam indiscriminadamente quem portava qualquer transtorno mental visto como incapacitante (ou inconveniente?) para a vida em sociedade; então, qualquer desvio da rota tida como normal era motivo para trancafiar alguém, sob o rótulo de louco, em depósitos de humanos degredados ad eternum. Eram os manicômios ou hospícios…

A lei não aboliu a internação, todavia há denúncias na imprensa sobre uma campanha contra a internação psiquiátrica necessária e a insuficiência de leitos psiquiátricos – argumentam que escassearam após a reforma psiquiátrica – e que mesmo com indicação médica de internação dificilmente consegue-se viabilizá-la. Indicar internação hospitalar é um ato médico, jamais prerrogativa da família ou de quem está doente. A Justiça, quando “manda internar”, precisa do respaldo de indicação médica, pois juiz não é médico. A pergunta número um é se os leitos psiquiátricos disponíveis no país correspondem à estimativa de doentes mentais que podem necessitar de internação curta ou prolongada. Não sei responder.

Eticamente, é uma correspondência essencial, pois é a baliza que nos dirá com segurança se a atual política de saúde mental contempla a necessidade de internação, pois seria um grave defeito ideológico e científico desconhecer que há situações em que o doente mental necessita ser hospitalizado, seja em nome de sua segurança e dos que o rodeiam, ou porque há tratamentos que só são ministrados em regime de internação. O que não é o mesmo que “hospitalização da doença mental”. Sou contra o ideário da “hospitalização”, inclusive da morte.

O teor do discurso que alega insuficiência de leitos psiquiátricos expressa o vivenciado e o sentido por cuidadores de doentes mentais. Cabe indagar se não contém um olhar informado, em certa medida, pelo sufoco das contemporâneas “famílias pequenas” no trato com o sofrimento mental. São vozes impactantes, de dor e de desamparo que nos possibilitam falar que há familiares que são sobreviventes da doença mental, que precisamos respeitar e dar os merecidos descontos.

O movimento antimanicomial possui méritos inegáveis; acertos e desacertos; problemas, conquistas e desafios. Tudo de uma complexidade enorme e profunda. Porém, não é detentor do monopólio da verdade. No essencial, é mais uma ideologia datada sobre a doença mental que em muitos momentos se choca com a vivência familiar e com o doente mental. Pensar sobre um tema e viver o drama do tema são situações díspares que informam visões diferenciadas diante da mesma situação.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Notas de Rodapé: Vlado em 4 atos

por Fernanda Pompeu 1.Há 13.505 dias o mundo era...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

Mato Grosso do Sul: Bombeiros convocam candidatos que se declararam negro para entrevista

Candidatos que se declararam negro no ato de inscrição...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...
-+=