Bloco Ilê Aiyê vem de Salvador para show gratuito no Sesc

Amantes do Carnaval afro original da Bahia têm um encontro marcado no Sesc Pinheiros, no dia 29 de agosto. Nesta quarta-feira, das 18h às 19h, o Bloco Ilê Aiyê faz apresentação na praça da unidade, com ingressos grátis.

Do Catraca Livre 

 

Roger Cipó/ Reprodução/ Facebook 

Surgido em 1974, no Curuzu, Liberdade, bairro de maior população negra do país, com aproximadamente 600 mil habitantes, o Ilê Aiyê nasce com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira. Com seus três mil associados, o Ilê hoje é patrimônio da cultura baiana, um marco no processo de reafricanização do Carnaval da Bahia.

A programação integra o 15º Congresso Mundial de Lazer, que acontece de 28 de agosto a 1 de setembro de 2018, desta vez no Sesc Pinheiros. Esta é a segunda vez que o Sesc sedia o Congresso. Em 1998, o Sesc Vila Mariana  recebeu o 5º Congresso Mundial de Lazer, que discutiu a questão da globalização e do lazer em um momento de crise econômica mundial.

Vinte anos depois, novamente em parceria com a WLO (World Leisure Organization), e com o apoio da Escola de Artes e Humanidades da USP (EACH/USP), o maior evento de reflexão sobre a temática do Lazer retorna a São Paulo. O tema desta 15ª edição será voltado para a necessidade da transposição das principais barreiras – físicas, socioeconômicas e simbólicas – que ainda existem e dificultam o acesso de todas as pessoas ao lazer.

Resumos de pesquisas acadêmicas originais concluídas ou em fase de conclusão e experiências institucionais no campo do lazer poderão ser submetidos para análise no site do evento, que entra no ar no mês de agosto. A Comissão de Avaliação de trabalhos é composta por pesquisadores nacionais e internacionais, de 13 Universidades diferentes.

Conferências, palestras, workshops, colóquios e apresentações de trabalhos integram a programação, que pretende reunir especialistas, pesquisadores e profissionais do lazer do mundo todo.

+ sobre o tema

Lançamento do livro/CD/DVD ‘O Jongo do Tamandaré’

    Saiba Mais:  Jongo Cacuriá AS DANÇAS...

Gal Martins: O movimento que faz a diferença

Como Gal Martins levou a linguagem da dança contemporânea...

Sessão solene pelo centenário do “Sambista Pé Rachado”

O sambista Pé Rachado se vivo completaria 100...

para lembrar

Documentário aborda preconceito contra cantoras negras no Heavy Metal

  Um novo vídeo jornalístico da Global Television foca...

A música política do Rapper Azagaia – por Joseh Silva

Em letras de enorme sucesso, e num estilo que...

Cinema de cabelo duro

"Pelo Malo" traça vasto panorama da sociedade venezuelana...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

Morre Sergio Roberto dos Santos, idealizador da Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê

O idealizador da Noite da Beleza Negra do bloco afro Ilê Aiyê, Sergio Roberto dos Santos, morreu neste domingo (22). A informação foi confirmada pelo...
-+=