Blogueira e estilista são russas acusadas de racismo em Semana de Moda

A it girl Miroslava Duma, uma das pioneiras da “categoria”, e a estilista Ulyana Sergeenko se meteram em uma saia justa – figurativamente falando – durante a Semana da Alta-Costura de Paris.

Do Uol

A it girls Miroslava Duma e a estilista Ulyana Sergeenko (Getty Images)

 

 

 

Tudo começou quando Miroslava fez um post em seu Instagram Stories mostrando um bilhete enviado pela amiga estilista, que desfilou sua coleção nessa terça-feira. “To my niggas in Paris” (Para os meus niggas em Paris, em tradução livre), fazendo referência à música “Ni**as in Paris”, de Jay-Z e Kanye West.

Acontece que a palavra niggas, usada por brancos nos Estados Unidos para referirem-se aos negros como pessoas inferiores na época da escravidão, ainda é estigmatizada e, até hoje, considerada extremamente racista e ofensiva. Jovens negros se apropriaram dela como forma de resistência e luta ao preconceito.

 

Desdobramentos

Depois do post de Miroslava, enxurradas de críticas foram feitas à blogueira e à estilista pelo uso do termo. Fotógrafos, fashionistas e editores de moda condenaram a dupla pela atitude, entre elas, a top Naomi Campbell, que repostou o bilhete em seus Stories, marcou Ulyana Sergeenko e escreveu: “É melhor isso não ser verdade”.

Tanto a estilista como a blogueira deletaram o post e se desculparam pelo ocorrido. “Acordei nesta manhã com o meu telefone lotado de mensagens com insultos como ‘você merece o pior na sua vida’ e ‘morra lixo branco’ e mais. Eu nasci em uma pequena cidade no leste do Cazaquistão, minha filha é metade armênia, eu nunca dividi as pessoas entre brancos e negros. Kanye West é um dos meus artistas favoritos e NP é uma das músicas de que mais gosto”, escreveu Ulyana. “Sim, nós usamos a palavra com N para nos referirmos umas às outras quando queremos acreditar que somos tão descoladas quanto os caras que cantam isso. Peço desculpas a quem eu possa ter ofendido”.

 

♥️🙏🏼

Uma publicação compartilhada por Miroslava Duma (@miraduma) em

A conta do Instagram Diet Prada, conhecida por denunciar as mazelas do mundo da moda, fez um post cobrando um posicionamento de marcas e clientes de Miroslava e Ulyana, entre eles Rihanna e Kim Kardashian. A resposta veio rápido: a grife infantil The Tot, co-fundada pela blogueira, fez um post dizendo que o comportamento dela não condizia com os valores da marca e “com efeito imediato, Miroslava Duma foi removida da diretoria da empresa”.

 

 

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

O racismo dos seguranças de uma escola em Brasília, por Hony Riquison

Era uma festa beneficente de uma escola dita progressista,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=