Justiça do RJ pede bloqueio de site com posts racistas

O autor do blog “Rio de Nojeira” publicou um texto em que ameça a juíza responsável pela decisão de morte

Do Correio Braziliense

Agressão na internet: autor de site segue publicando mensagens e desafia autoridades (Reprodução/ Rio de Nojeira)

A Justiça do Rio de Janeiro acatou ao pedido da Polícia Civil de retirar do ar o site “Rio de Nojeira”, responsável por propagar mensagens de ódio contra alunos e professores, negros, gordos e lgbts da UniCarioca, instituição do estado. No entanto, até a última atualização desta reportagem, a página ainda estava ativa na internet, com acesso a todas as postagens, inclusive as mais antigas, desde 21 de dezembro do ano passado.

Segundo informações publicadas no site G1, a juíza Gisele Guida de Faria, da 11ª Vara Criminal, afirmou que o site teria diversas postagens com o mesmo tipo de natureza racista e preconceituosa, e determinou o bloqueio do link para qualquer parte do Brasil, em qualquer servidor.

Após a divulgação dessas informações, o autor do blog, assinado como “Ric Wagner”, publicou um  texto nesta quinta-feira (25/1) ameaçando a magistrada de morte. Ele escreveu que pensa em criar um crowdfunding e juntar R$ 100 mil para “pagar um Certified Hitman e dar um fim” na juíza.

Reprodução

“Além de não ter como bloquear meu site, eu ainda vou investigar toda a vida desta vadia e da família dela e publicar todos os podres aqui em primeira mão. Já que a polícia não vai conseguir me achar e é impossível tirar o site do ar, nada mais restou do que a censura. Uma pena que não vai adiantar nada… Não se preocupem, o site vai ficar online pelos próximos 80 anos!”, escreveu. 

Contra as autoridades

As vítimas, que majoritariamente são alunos e professores da UniCarioca, denunciaram o blog à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) no último 8 de janeiro e aguardavam o encaminhamento do caso. O autor da página chegou a postar um texto desafiando as autoridades ao dizer que já havia pago 10 anos de servidor para o site a agendado mais de 50 artigos para serem postados automaticamente. “Mesmo que eu morra,  o site vai continuar mandando a real. Esqueçam, negros cotistas, vadias feministas etc. Vocês perderam dessa vez. Eu trabalho com computação há mais de 15 anos. Vai ter liberdade de expressão sim” [sic].

O blog é alimentado quase diariamente, sempre com postagens ofensivas. Em um post, o suspeito oferece a recompensa de R$ 15 mil a quem matar uma travesti. Em outro, ele afirma que quer passar em um concurso público para o Instituto de Medicina Legal (IML) do estado do Rio, com a única e exclusiva intenção de praticar sexo com os cadáveres de jovens que chegam ao local.

Ataques racistas

Uma das vítimas do suspeito, a estudante de Ciência da Computação Jéssica Castro disse ao Correio que descobriu que havia tido a própria foto publicada no blog quando foi alertada por outra menina, que também estava na postagem. “Não conhecia. Só soube da existência quando me avisaram. Na hora não sabia o que fazer, nunca havia passado por isso, além de me atacar de forma racista ele me aponta como algo que eu não sou”, lamenta.

Em nota, a Unicarioca afirma que lamenta profundamente o ato de preconceito e repudia qualquer ação discriminatória contra a instituição, os alunos, os professores e os colaboradores. “As autoridades já estão cuidando do caso, no âmbito do inquérito instaurado na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), onde foi apresentada notícia-crime no dia 8 de janeiro. A UniCarioca vem prestando solidariedade às vítimas e acompanhará até a conclusão do inquérito na Polícia”, escreveu.

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

Sociologia e o mundo das leis: racismo, desigualdades e violência

Foi com muita satisfação que recebi o convite do Justificando para...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

Ele perguntou se eu preferia maçã, conta vítima de racismo em Confins

Preso em flagrante por injúria racial, advogado terá que...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=