Boaventura na Cimeira dos Povos

por Lusa

O filósofo e antropólogo francês Edgar Morin e o sociólogo português Boaventura dos Santos estão entre as personalidades confirmadas hoje na programação da Cimeira dos Povos, evento da sociedade civil paralelo à conferência da ONU Rio+20, no Rio de Janeiro.

A Cimeira dos Povos acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho, no Aterro do Flamengo, paralelamente à realização da Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que cumina com a cimeira de chefes de estado e de governo.

Na mesa “Diálogos Intergeracionais sobre sustentabilidade”, Edgar Morin falará ao lado do biólogo chileno Humberto Maturana e de Stéphane Hessel, diplomata francês que combateu na Resistência e participou da elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No mesmo encontro foram confirmados ainda o teólogo brasileiro Leonardo Boff e a ex-candidata à Presidência do Brasil e ex-ministra do Meio Ambiente do Governo de Lula da Silva, Marina Silva.

O português Boaventura dos Santos abre o debate na mesa “Direito e Lutas Socioterritoriais”, que abordará os desafios das reivindicações sociais no contexto da expansão do modelo do setor extrativa.

A discussão será enriquecida com a participação de representantes de entidades de trabalhadores rurais e povos indígenas de Brasil, Argentina, Chile e Colómbia.

 

 

Fonte:Dn 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...