domingo, outubro 2, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasMovimentos de Mulheres Negras: Boletim gênero, raça e etnia – ed. 7...

Movimentos de Mulheres Negras: Boletim gênero, raça e etnia – ed. 7 – março de 2010

NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE!

MOVIMENTOS DE MULHERES NEGRAS E ESTRATÉGIAS POLÍTICAS CONTRA O SEXISMO E O RACISMO

Jurema Werneck1
O que apresentarei aqui não são idéias minhas. Falo do que vi, aprendi, li, ouvi, a partir de minha inserção em comunidades heterogêneas: de diferentes gerações, sexualidades, racialidades, escolaridades, possibilidades econômicas, culturais e políticas, e muito mais. Penso que a originalidade de que posso ser acusada refere-se à tentativa de juntar aqui muitas fontes, diferentes vozes. Não vou nomear cada uma delas, não porque queira ocultá-las, mas para destacar a riqueza e a amplitude da circulação de idéias que não sabemos onde começa, que se entrelaçam, que se propagam especialmente entre mulheres, criando comunidades de saber cujas fronteiras são imprecisas. E ainda, por ter dificuldades de aceitar, nesta circulação dinâmica de idéias, seu encarceramento nos paradigmas do individualismo ou da propriedade privada.

Assinalo que muitas palavras, termos e conceitos que utilizarei são instáveis, imprecisos. Eles vêm sendo, ao longo das diferentes lutas de resistência, questionados, criticados, reposicionados e refeitos. Utilizarei muitos destes aqui. Peço, então, que desconfiem.

{rsfiles path=”Boletim-genero-raca-e-etinia-Jurema-Werneck.pdf” template=”default”}

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench