Brasil discute raça e etnia em encontro de jornalistas

Fonte: Jornal Feira Hoje –

Evento organizado pelo Fundo das Nações Unidas para Mulheres, Unifem, tabém debate a cobertura da mídia brasileira sobre os indicadores socioeconômicos do país.

A cobertura da imprensa brasileira sobre a questão racial e a produção de dados sobre a população negra são os temas do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos, que começou nesta quinta-feira, em Porto Alegre.

Em entrevista à Rádio ONU, a coordenadora do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres, Unifem, no Brasil, Maria Inês Barbosa, disse que a coleta de indicadores sociais é importante para mapear o impacto do racismo no país.

Preconceito

Ela afirma ainda que a coleta fornece ao Estado as informações necessárias à construção de uma política de igualdade racial.

“O racismo impactou e impacta a vida das populações afrodescendentes e indígenas. É necessário demonstrar através dos dados confiáveis o resultado desse impacto, o perfil dessas populações em termos sociais, econômicos e políticos, para então os estados proverem de políticas para a desconstrução do racismo e promoção da igualdade racial”, afirmou.

Já segundo a diretora do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul, Jeanice Ramos, a mídia brasileira ainda encara com preconceito a diversidade racial do país.

Diversidade

“A mídia brasileira não vê a população, a comunidade, como uma comunidade negra e feminina, não consegue visualizar essa diversidade. Então a nossa intenção quando fazemos esse seminário é fazer com que os indicadores da população negra e sobre o gênero representem uma oportunidade de dominar com maior propriedade a temática étnica e racial”, disse.

O encontro é organizado com o apoio do Unifem e segue até sexta-feira com debates entre jornalistas do Brasil, da Colômbia, do Equador e da Espanha.

Matéria original

 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...