Aécio Neves recebe embaixadores africanos no Palácio da Liberdade

Fonte: Minas em Pauta –

O governador Aécio Neves recebeu nesta quarta-feira (16), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, embaixadores de nove países que fazem parte do Grupo para Desenvolvimento da África Austral. Minas Gerais é o primeiro estado visitado pelo grupo no Brasil, em busca de oportunidades de negócios. Durante o encontro, a missão africana, chefiada pelo embaixador da África do Sul, Bangumzi Sifingo, relatou ao governador as potencialidades de investimentos naqueles países.

“Quero reiterar a importância desse encontro para mostrarmos um pouco das potencialidades que Minas Gerais oferece. Devemos aproveitar a Copa do Mundo, quando os olhos do mundo estarão voltados para aquela região, para divulgar as oportunidades. Coloco a estrutura do nosso governo, no turismo e no desenvolvimento econômico, para ajudar a divulgar para os mineiros as riquezas daqueles países. Podemos fazer isso de forma articulada, é uma grande oportunidade que não deveríamos deixar de aproveitar”, declarou Aécio Neves, durante o encontro com os embaixadores.

A delegação da África está em Minas Gerais desde o início da semana e, além do encontro com o governador, também esteve com empresários e técnicos da área econômica do Governo do Estado. Eles visitaram, também, a cidade de Ouro Preto, na região Central do Estado.

“Acredito que através de parceria muito vantajosa podemos envolver essa cooperação entre os países da África Austral e Minas Gerais, atraindo investimentos. Essa é a primeira visita que fazemos, em grupo, a um estado, porque elegemos Minas Gerais como parceiro estratégico da nossa região. Essa missão é puramente exploratória e outras virão para aprofundar aquilo que fizemos agora. Vamos sentar, nos reunir, ver o que aprendemos dessa passagem por aqui, e fazer recomendações aos nossos governos”, disse o embaixador de Moçambique, Murade Isaac Murargy, em entrevista após o encontro com o governador.

Cemig

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, disse, após a audiência com o governador, que os países africanos têm conversado com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), para o desenvolvimento de alguns projetos em conjunto.

“Temos muita coisa em comum na área de mineração, siderurgia, energia. Esse foi o primeiro contato deles com Minas Gerais. Vai haver um outro, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e aí nós vamos desenvolver um plano de trabalho conjunto. Eles estão interessados em adquirir conhecimento junto à Cemig, porque a siderurgia é uma atividade importante naquela região e requer muita energia. Biotecnologia, principalmente tecnologia de produção de alimentos, é outra área de muito interesse deles”, disse Sérgio Barroso.

A missão africana é chefiada pelo embaixador da África do Sul, Bangumzi Sifingo, auxiliado pelos encarregados de Negócios o embaixador de Angola, Leovigildo da Costa e Silva, e Baudouin Mayola Ma Lulendo, da República do Congo. Também integram o grupo os embaixadores Murade Isaac Murargy, de Moçambique; Hopelong Uushona Ipinge, da Namíbia; Joram Mukama Biswaro, da Tanzânia; Albert Muchanga, da Zâmbia; e Thomas S. Bvuma, do Zimbábue.

África Austral

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral existe desde 1992, quando foi decidida a transformação da SADCC (Southern Africa Development Co-ordination Conference ou Conferência para o Desenvolvimento da África Austral), criada em 1980 por nove dos estados membros. Hoje a SADC engloba 14 países do sul da África. Os países membros somam uma população de aproximadamente 210 milhões de pessoas e um PIB de aproximadamente US$ 700 bilhões.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS) têm sido consideradas determinantes na integração regional econômica africana.

Matéria original

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=