Brasil discute raça e etnia em encontro de jornalistas

Fonte: Jornal Feira Hoje –

Evento organizado pelo Fundo das Nações Unidas para Mulheres, Unifem, tabém debate a cobertura da mídia brasileira sobre os indicadores socioeconômicos do país.

A cobertura da imprensa brasileira sobre a questão racial e a produção de dados sobre a população negra são os temas do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos, que começou nesta quinta-feira, em Porto Alegre.

Em entrevista à Rádio ONU, a coordenadora do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres, Unifem, no Brasil, Maria Inês Barbosa, disse que a coleta de indicadores sociais é importante para mapear o impacto do racismo no país.

Preconceito

Ela afirma ainda que a coleta fornece ao Estado as informações necessárias à construção de uma política de igualdade racial.

“O racismo impactou e impacta a vida das populações afrodescendentes e indígenas. É necessário demonstrar através dos dados confiáveis o resultado desse impacto, o perfil dessas populações em termos sociais, econômicos e políticos, para então os estados proverem de políticas para a desconstrução do racismo e promoção da igualdade racial”, afirmou.

Já segundo a diretora do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul, Jeanice Ramos, a mídia brasileira ainda encara com preconceito a diversidade racial do país.

Diversidade

“A mídia brasileira não vê a população, a comunidade, como uma comunidade negra e feminina, não consegue visualizar essa diversidade. Então a nossa intenção quando fazemos esse seminário é fazer com que os indicadores da população negra e sobre o gênero representem uma oportunidade de dominar com maior propriedade a temática étnica e racial”, disse.

O encontro é organizado com o apoio do Unifem e segue até sexta-feira com debates entre jornalistas do Brasil, da Colômbia, do Equador e da Espanha.

Matéria original

 

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Estamos criando monstros

- A criança que vocês adotaram não combinou muito...

Diário Oficial publica vetos de Dilma ao Código Florestal

Presidente vai enviar uma medida provisória ao Congresso para...

Sim! Sou negra!

“Por favor, você poderia encher a garrafa de café?”....

Geração

Por Mauricio Pestana, para Portal Geledés Pertenço a uma geração que tem...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=