Brasil discute raça e etnia em encontro de jornalistas

Fonte: Jornal Feira Hoje –

Evento organizado pelo Fundo das Nações Unidas para Mulheres, Unifem, tabém debate a cobertura da mídia brasileira sobre os indicadores socioeconômicos do país.

A cobertura da imprensa brasileira sobre a questão racial e a produção de dados sobre a população negra são os temas do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos, que começou nesta quinta-feira, em Porto Alegre.

Em entrevista à Rádio ONU, a coordenadora do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres, Unifem, no Brasil, Maria Inês Barbosa, disse que a coleta de indicadores sociais é importante para mapear o impacto do racismo no país.

Preconceito

Ela afirma ainda que a coleta fornece ao Estado as informações necessárias à construção de uma política de igualdade racial.

“O racismo impactou e impacta a vida das populações afrodescendentes e indígenas. É necessário demonstrar através dos dados confiáveis o resultado desse impacto, o perfil dessas populações em termos sociais, econômicos e políticos, para então os estados proverem de políticas para a desconstrução do racismo e promoção da igualdade racial”, afirmou.

Já segundo a diretora do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul, Jeanice Ramos, a mídia brasileira ainda encara com preconceito a diversidade racial do país.

Diversidade

“A mídia brasileira não vê a população, a comunidade, como uma comunidade negra e feminina, não consegue visualizar essa diversidade. Então a nossa intenção quando fazemos esse seminário é fazer com que os indicadores da população negra e sobre o gênero representem uma oportunidade de dominar com maior propriedade a temática étnica e racial”, disse.

O encontro é organizado com o apoio do Unifem e segue até sexta-feira com debates entre jornalistas do Brasil, da Colômbia, do Equador e da Espanha.

Matéria original

 

+ sobre o tema

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento não apenas produz desigualdades sociais e raciais — ele depende delas para funcionar. A injustiça...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...