Brasil: O país da hipocrisia

Há clichês que reverberam em solo brasileiro há décadas e parecem muito mais camuflar a realidade do que ressoar o que efetivamente somos. Reverbera-se que Deus é brasileiro, que o Brasil é o lugar da tolerância, que não há melhor lugar no mundo para se viver do que aqui, já que aqui não há guerras, que o povo brasileiro é diferenciado, etc. Os argumentos que justificam tais premissas são tão rasos quanto a capacidade de ler o mundo de quem os pronuncia.

Enviado por Lílian Paula Serra e Deus via Guest Post para o Portal Geledés

Ao que parece, somos leitores medíocres de nós mesmos ou à luz do que prenunciou Sérgio Buarque de Holanda, somos cordiais por natureza. Desde sempre, cumprimos a risca a assertiva buarqueana, firmando, assim, o Brasil como o país da cordialidade. Cordialidade que encobre toda a nossa hipocrisia; que cria uma espécie de carapaça assegurando-nos a cometer as maiores atrocidades em nome da máscara da famigerada simpatia brasileira. A cordialidade que, historicamente, nos veste encobre os nossos interesses mais sujos, as nossas crueldades cotidianas e os nossos traumas históricos. Afinal, não somos o país da tolerância? Homofobia, racismo, sexismo, violência contra a mulher não cabem em território nacional. Mas, por trás da artificialidade que nos encobre, está o Brasil real. Aquele que só passa na TV quando convém.

Somos todos Maju, somente quando esta angariou, à duras penas, seu próprio espaço, fugindo das margens as quais seria “destinada” a ocupar. Mas caso a Maju se transfigure na menina negra que pede esmolas no sinal, no “moleque vagabundo” que fuma crack, no menor que nos rouba a bolsa, o que cabe a ela é a redução das pouquíssimas possibilidades de ser Maju. Vota-se, rotineiramente, a favor da intolerância, reduz-se a maioridade penal, encarcera-se, mais uma vez, o negro, o pobre, o favelado, e ainda assim, grita-se aos quatro cantos que fazemos parte de um Brasil que se aceita multicultural. Hasteamos a bandeira do multiculturalismo e o que dela escorre é o vermelho da fusão entre o verde e o amarelo positivados em nome da ordem. O sangue que, secularmente, escorre é negro, é indígena, é de matriz africana, é marginal.

Mas, afinal, não vivemos em uma democracia? Democracia, cotidianamente, rasurada em nome de interesses particulares incrustrados no sujeito público de essência cordial. Ainda com as mãos sujas de sangue, tenta-se, em nome do capital e das empresas que o legitimam, apagar as memórias dos nossos maiores traumas: a ditadura militar e a escravidão. Vende-se, pois, a ideia de que somente os militares nos salvariam. Mas nos salvariam de quê? Da democracia? Da inclusão social? Da aceitação de nossas diferenças?

Felizmente, a democracia no Brasil amadureceu a ponto de não mais, como em um passado recente, ratificar a sugestão de mais um golpe. A rasteira que foi dada em Jango, com a conivência da elite e de uma classe média sugestionada a não pensar, mas apenas reproduzir o já minuciosamente planejado, derrubou as bases de uma democracia ainda imatura. E a imaturidade parece caminhar lado a lado da ignorância. Nesse sentido, não dá para ignorar os pilares, não democráticas, que sustentam os meios de comunicação no Brasil: o capital imbricado aos jogos de interesse tem como produto o monopólio da palavra. Dá-se, assim, voz, de maneira irresponsável, a palavra dinheiro, manipula-se a realidade, valendo-se de artifícios que sugestionam a população a reproduzir interesses sujos, sem ao menos percebê-los. Dessa maneira passam a coexistir dois países, coabitando supostamente o mesmo território: O Brasil que passa na TV e o Brasil que, de fato, existe.

O que se tem hoje é uma mídia que dissemina, reafirma e enaltece o famoso complexo de vira-latas que nos persegue há tempos. À conta gotas, midiatiza-se o complexo de vira-latas e vende-se a ideologia de que valemos menos, não somente para além das fronteiras brasileiras, mas também diante da supremacia do poder midiático. Sabiamente, as muitas vozes que emergem como uma espécie de contra discurso ao monopólio midiático, permitem romper com as hipocrisias instauradas, e vislumbrar um Brasil cuja imagem é plural e reflete as diferenças que se tenta há séculos soterrar.

Lílian Paula Serra e Deus

 

+ sobre o tema

“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica...

Montenegro, do Ibope – Dilma quase nocauteou Serra

Blog Poder Online Do presidente do Ibope, Carlos...

Maioridade penal. Por Luiz Eduardo Soares

Os que lutamos contra a redução da idade de...

para lembrar

“Deixa isso pra lá?” por Mauricio Pestana

enviado para o Portal Geledés por Maurício Pestana Em pleno...

Carta para Carolina Maria de Jesus

A carta para Carolina Maria de Jesus e que faz...

Culturas de matrizes africanas: Ostracismo e estigma e seus efeitos psicopatológicos

Resumo: O artigo discute questões como o Ostracismo e o...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Em 2022, apoiem escritores negros… mas apoiem de verdade!

Antes mesmo de me lançar oficialmente como escritora, eu já consumia e divulgava o trabalho de autoras e autores negros. Hoje em dia, com...

Arrimo

Arrimo. Repete essa palavra, experimenta as silabas saindo uma a uma da sua boca (AR-RIMO). Sente a sonoridade. ARRIMO, que palavra esquisita é essa...
-+=