Brasil oferece poucas políticas sociais para refugiados, dizem especialistas

Paula Resende

Serviços deficientes dificultam o processo de integração do asilado no país


O Brasil se orgulha por estar aberto àqueles que necessitam de proteção, mas ainda oferece pouco em educação, trabalho, moradia e saúde aos seus refugiados. O problema foi apontado por pesquisadores e membros do terceiro setor ouvidos pelo R7, que criticam o apoio ainda modesto do governo e das Nações Unidas para promover a integração desses estrangeiros ao seu novo país.

Marcelo Haydu, pesquisador do assunto e diretor executivo da ONG recém-criada para refugiados ADUS, diz que a participação da ONU é insuficiente ao promover políticas de integração. Segundo ele, o trabalho acaba concentrado nas mãos da sociedade civil, representada pelas ONGs.

– A maior parte desse trabalho fica sob responsabilidade das ONGs. O Acnur [Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados] deveria colaborar mais nesse sentido, pois a proteção para os refugiados já está sendo bem garantida pelo governo.

Políticas sociais

A assistência a que Haydu se refere são programas de acompanhamento psicológico e de saúde, aulas de português, assistência para a inserção no mercado de trabalho, moradia e outros serviços que proporcionam qualidade de vida e estimulam a independência do refugiado.

Boa parte desses serviços são oferecidos pela ONG Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, a principal parceira do Acnur no Brasil. Em entrevista ao R7, a coordenadora Cezira Furtim disse que um dos caminhos para melhorar essa adaptação seria ampliar a participação dos refugiados nas já existentes políticas sociais do governo, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e a Previdência Social.

– Sabemos que alguns serviços são deficientes até mesmo para os brasileiros, mas governo tem que assumir mais responsabilidades.

Participação do empresariado e universidades

Para amenizar as deficiências, o professor de Ciências Sociais da PUC-SP, Pietro Alarcón, sugere ainda que aumentem as parcerias com outros setores da sociedade civil, como as empresas e universidades.

– A pesquisa acadêmica está crescendo, e a intenção é achar soluções mais duradoras para os problemas enfrentados pelos refugiados. Temos que incentivar esse tipo de iniciativa.

Um bom exemplo do que já acontece é a parceria entre as Cáritas de São Paulo com o SESC e o SENAC, que oferecerem aulas de línguas, capacitação profissional e atendimento odontológico. Já o Hospital das Clínicas da capital paulista dá tratamento psicológico e psiquiátrico gratuito.

Direitos

No Brasil, o refugiado tem o mesmo status de cidadão, com acesso aos serviços de educação e saúde públicos, mais a emissão de documentos como CPF, carteira de trabalho e identidade.

Atualmente, um grupo pequeno está incluído no Bolsa Família. Os demais contam com uma ajuda financeira do Acnur, em média de R$ 300 por mês, e de algumas ONGs – organizações que, da mesma forma que os refugiados, dependem de doações e da solidariedade alheia.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Porto Alegre: Sem terra é executado com tiro nas costas pela polícia gaúcha

Por: Clarissa Pont   O agricultor sem terra Elton Brum, 44...

Movimentos lamentam a morte de Dom Tomás Balduino

Fundador da CPT e do CIMI, o bispo da...

Justiça Global questiona Judiciário e Executivo Federal sobre prisões políticas no Rio

Organização também pede a realização de audiência pública conjunta...

para lembrar

Não somos defensores de bandidos!

Não somos defensores de bandidos! – Diálogo com a sociedade...

Creuza Maria Oliveira, presidenta da Fed. Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) ganha Prêmio Direitos Humanos 2011

Creuza Maria Oliveira, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=