Brasil tem ‘dívida histórica’ com a África, diz Lula

Em programa de rádio, presidente fez balanço de visita ao continente.
Para o Lula, país deve ajudar os africanos com solidariedade.


Em seu programa de rádio semanal, Café com o Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço do seu roteiro de viagens pela África na semana passada.

 

Lula esteve em Cabo Verde, Guiné Equatorial, Quênia, Zâmbia, Tanzânia e África do Sul estabelecendo acordos comerciais e parcerias, principalmente entre empresários brasileiros e africanos. Na sua avaliação, o Brasil precisa dar prioridade ao continente africano, porque o país possui uma “dívida histórica com a África”.

 

O presidente ressaltou a participação brasileira no encontro da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), em Cabo Verde. Depois do evento, que reuniu chefes de estado de 13 países, a comitiva seguiu para os demais países do roteiro. “É muito importante para o Brasil fazer essas viagens. O Brasil tem compromissos políticos de ajudar o continente africano a se desenvolver. O Brasil tem dívida histórica com os africanos, e nós achamos como essa dívida não pode ser paga com dinheiro. Ela é paga com solidariedade, com gestos políticos e com ajuda”, disse Lula durante o programa desta segunda-feira (12).

 

Lula destacou um trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na cidade de Acra, em Gana, que ocorre há três anos. “Já conseguimos detectar que o solo africano, sobretudo o solo da savana africana, é muito parecido com o solo do cerrado brasileiro. Portanto, com um pouco de tratamento da terra, de correção de solo, poderemos transformar uma parte da savana africana numa produção de alimento extraordinária como é a produção do cerrado brasileiro”, disse.

 

Comércio e investimentos
O presidente também falou sobre a importância do comércio entre o Brasil e países africanos: “De 2002 a 2010, nós tínhamos uma balança comercial de US$ 5 bilhões com a África, passamos a ter agora de US$ 26 bilhões. Cresceu muito e eu acho que pode crescer muito mais”.

 

Na viagem, Lula foi acompanhado de empresários de diversos setores. “O Brasil pode investir muito no setor de serviços desses países. Por exemplo, construir linha de transmissão, construir hidrelétricas, construir ferrovia, construir rodovia, construir pontes. Ou seja, explorar mina de carvão, explorar minério de ferro, plantar cana-de-açúcar”, exemplificou o presidente.

 

“Quando o Brasil financia uma empreiteira brasileira fazendo uma hidrelétrica na África, nós estamos exportando serviços estamos exportando engenharia, estamos ganhando dinheiro para o Brasil, e ajudando o país africano a se desenvolver. E eu acho que o Brasil não pode tratar o continente africano como se fosse uma coisa secundária, nós precisamos dar prioridade ao continente africano”, reforçou.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Dilma prometeu vetar quem usou mão-de-obra escrava. Esta é sua chance

  Repercute no Tocantins a provável indicação de Onofre Marques...

Angelina Jolie e outros temas palpitantes da política – Por: Fátima Oliveira

Até agora, maio foi pródigo em temas palpitantes da...

Sakamoto: No Maranhão, uma decisão judicial lembra como é difícil ser pobre

Um trabalhador havia conseguido, em primeira instância, uma decisão...

Com crescimento de 6,2%, rendimento do trabalhador é maior em 8 anos

O rendimento médio do trabalhador brasileiro foi de...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=