Brasil tem terceiro pior índice da América Latina de participação de mulheres na Câmara dos Deputados

Com 9,9% de deputadas, país só está melhor do que Belize, que tem 3,1% de mulheres no Legislativo Federal, e Haiti, que não tem nenhuma; média da região é de 28,7%, segundo CEPAL

Do Opera Mundi

Brasília – Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão para votar a Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2023 e reajustes salariais de servidores (Wilson Dias/Agência Brasil)

O Brasil tem o terceiro pior índice de participação feminina na Câmara dos Deputados de toda a América Latina e Caribe. No país, somente 9,9% das cadeiras do organismo legislativo são ocupadas por mulheres — índice que fica à frente apenas dos registrados em Belize (3,1%) e no Haiti, onde nenhuma mulher é deputada. A proporção brasileira fica bem abaixo da média regional — 28,7%.

Os números são do anuário estatístico de 2016 publicado na última semana pela CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe).

Para a comparação entre 34 países da região, a agência da ONU usou apenas os números de parlamentares das câmaras federais de representantes eleitos por estados — ou de câmaras únicas, no caso de países que não possuem divisões no interior do Legislativo federal.

No Brasil, ficou excluído da contagem o Senado. Dos 513 deputados da Câmara, apenas 51 são mulheres. A taxa de participação é bem menor do que a de países como Bolívia (53,1%), Cuba (48,9%), México (42,4%) e Argentina (35,8%). Os dados sobre participação política foram obtidos pela CEPAL em agosto do ano passado.

O anuário estatístico reúne uma série de outras informações sobre demografia, saúde, participação política, crescimento econômico e comércio regional. Acesse o documento na íntegra clicando aqui.

+ sobre o tema

Marco Feliciano diz que reivindicações feministas estimulam o homossexualismo

Marco Feliciano diz que direitos das mulheres atingem a...

Laerte é confundido com Gerald Thomas e acaba agredido por fã de Nicole Bahls

Laerte, à esquerda, foi confundido por fã de Nicole...

27 de abril: dia da trabalhadora doméstica

Dia 27 de abril é o Dia da Empregada...

para lembrar

RJ: mulher é condenada a indenizar ex-marido por agressão

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve...

Mortalidade materna cai pela metade, anuncia a ONU

NAÇÕES UNIDAS — Melhores cuidados reduziram quase à metade...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Bancada Evangélica monitora 9 mil proposições com “conteúdo nocivo”

Composta por 129 deputados e 17 senadores declaradamente evangélicos — e apoiada por mais de 220 deputados e 60 senadores —, a Frente Parlamentar...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=