Fonte: Lista de Discriminação Racial –
O Colóquio Internacional O Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora será realizado de 9 a 13 de novembro, em Brasília. A cerimônia de abertura está marcada para as 18h desta segunda-feira (9/11), no Ministério das Relações Exteriores (MRE), mas as atividades começam antes, às 8h da manhã, na Universidade Corporativa dos Correios (SCEN, Trecho 2, Lt. 4, Asa Norte).
O objetivo do Colóquio é aprofundar a compreensão da história africana e de seus descendentes, além de fomentar o intercâmbio acadêmico em torno de iniciativas pedagógicas. O evento consiste em conferências, mesas redondas, apresentação e troca de experiências. O público, estimado em mais de 150 pessoas, será composto de educadores, pedagogos, antropólogos, cineastas, linguistas, literatos, sociólogos, pesquisadores em tradição oral, e especialistas em história africana e da diáspora.
Da abertura, participam representantes da SEPPIR e dos seguintes parceiros na realização do Colóquio: MRE, Universidade Corporativa dos Correios, Universidade de Brasília (UnB); Ministério da Educação; MRE; Fundação Cultural Palmares; Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo/PNUD; Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM); Centro de Artes e Civilizações Negras e Africanas (CBAAC), do Ministério da Cultura, Turismo Orientação Nacional da Nigéria; Grupo Pan-Africano de Estratégias e Pesquisa Política (Panastraf); Embaixada da Nigéria o Brasil.
Trabalhos – Durante o evento, 81 pesquisadores e professores do ensino fundamental, selecionados entre 250 inscritos, vão apresentar os trabalhos aprovadas para o Colóquio. A grande maioria desses autores é de nacionalidade brasileira, mas foram escolhidos também pesquisadores da Colômbia, México, Cuba, Cabo Verde, Argentina e Canadá. Além dos 81 escolhidos, o Centro de Artes e Civilização Negras e Africanas, do Ministério da Cultura, Turismo e Orientação Nacional do Governo da Nigéria selecionou cerca de 50 trabalhos originários da Europa e da África.
Resgate histórico – Esta é a segunda edição do Colóquio Internacional, realizado pela primeira vez em novembro de 2008, no Rio de Janeiro, como forma de contribuição para a integração dos países da África e da Diáspora -termo que define a população de origem africana que se dispersou por outros continentes a partir do tráfico de escravizados. Ao promover o Colóquio, o Governo brasileiro dá mais um passo para o cumprimento da Lei nº 10.639/03, que obriga o ensino da história da África e da cultura negra nas escolas do país. A iniciativa soma-se ainda a esforços mundiais para resgatar a história das populações de ascendência africana, ressaltando suas contribuições nas diversas áreas.
Para conhecer a programação, clique aqui.