Brasília sedia colóquio internacional sobre História e Cultura da África a partir desta segunda

Fonte: Lista de Discriminação Racial –

O Colóquio Internacional O Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora será realizado de 9 a 13 de novembro, em Brasília. A cerimônia de abertura está marcada para as 18h desta segunda-feira (9/11), no Ministério das Relações Exteriores (MRE), mas as atividades começam antes, às 8h da manhã, na Universidade Corporativa dos Correios (SCEN, Trecho 2, Lt. 4, Asa Norte).

 

O objetivo do Colóquio é aprofundar a compreensão da história africana e de seus descendentes, além de fomentar o intercâmbio acadêmico em torno de iniciativas pedagógicas. O evento consiste em conferências, mesas redondas, apresentação e troca de experiências. O público, estimado em mais de 150 pessoas, será composto de educadores, pedagogos, antropólogos, cineastas, linguistas, literatos, sociólogos, pesquisadores em tradição oral, e especialistas em história africana e da diáspora.

 

Da abertura, participam representantes da SEPPIR e dos seguintes parceiros na realização do Colóquio: MRE, Universidade Corporativa dos Correios, Universidade de Brasília (UnB);  Ministério da Educação; MRE; Fundação Cultural Palmares; Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo/PNUD; Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM);  Centro de Artes e Civilizações Negras e Africanas (CBAAC), do Ministério da Cultura, Turismo Orientação Nacional da Nigéria; Grupo Pan-Africano de Estratégias e Pesquisa Política (Panastraf); Embaixada da Nigéria o Brasil.

 

Trabalhos Durante o evento, 81 pesquisadores e professores do ensino fundamental, selecionados entre 250 inscritos, vão apresentar os trabalhos  aprovadas para o Colóquio.  A grande maioria desses autores é de nacionalidade brasileira, mas foram escolhidos também pesquisadores da Colômbia, México, Cuba, Cabo Verde, Argentina e Canadá. Além dos 81 escolhidos, o Centro de Artes e Civilização Negras e Africanas, do Ministério da Cultura, Turismo e Orientação Nacional do Governo da Nigéria selecionou cerca de 50 trabalhos originários da Europa e da África.

 

Resgate histórico Esta é a segunda edição do Colóquio Internacional, realizado pela primeira vez em novembro de 2008, no Rio de Janeiro, como forma de contribuição para a integração dos países da África e da Diáspora -termo que define a população de origem africana que se dispersou por outros continentes a partir do tráfico de escravizados. Ao promover o Colóquio, o Governo brasileiro dá mais um passo para o cumprimento da Lei nº 10.639/03, que obriga o ensino da história da África e da cultura negra nas escolas do país. A iniciativa soma-se ainda a esforços mundiais para resgatar a história das populações de ascendência africana, ressaltando suas contribuições nas diversas áreas.

Para conhecer a programação, clique aqui.

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

Entrevista – Fábio Mesquita: “Talvez a solidariedade nos leve a viver em um mundo melhor”

“Este ciclo vai passar… e talvez esse momento tão...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=