Brasil: Lula da Silva recebe prémio Chatham House 2009

Fonte: Jornal Digital –

Londres – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o Prémio Chatham House 2009 pela sua actuação na América Latina.
Pela avaliação da instituição de relações internacionais britânica Chatham House Lula da Silva é um condutor da estabilidade e integração da região, com contribuições dadas à «estabilidade e integração na América Latina». Foi ainda dada relevância ao seu papel «na resolução de crises regionais» e à política social desenvolvida no Brasil.

A entrega do prémio foi feita durante jantar de gala na Banqueting House, edifício do Governo britânico na região de Westminster, pelo duque de Kent. Esteve presente também o secretário de Negócios do Reino Unido, Peter Mandelson.

No seu discurso o Presidente brasileiro disse que a política externa é um elemento fundamental do desenvolvimento brasileiro e mencionou também o movimento do Brasil em direcção a África, na condição de segunda maior nação de população afro-descendente. «Decidimos associar nosso desenvolvimento ao da América do Sul, nosso entorno imediato», afirmou. «Estamos realizando um processo de integração solidária do continente, sem pretensões hegemónicas, sem busca de liderança», acrescentou.

Lula da Silva voltou a defender a reforma do Conselho de Segurança da ONU, de forma a reflectir a nova correlação de forças no mundo. «(O Brasil) reivindica, junto com outros países, uma presença permanente neste organismo”» disse no discurso.

Os outros candidatos ao prémio eram o ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, o príncipe Saud Al-Faisal Bin Abdulaziz, e a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf.

Matéria original

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Votos dos imigrantes latinos na Flórida podem ser decisivos para eleição

Lucas Rodrigues* Miami, Flórida - A cidade de Miami, na...

Avaliação positiva do governo Lula bate recorde e chega a 75%

Por: YGOR SALLES A avaliação positiva do governo do...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=