Brasil: Lula da Silva recebe prémio Chatham House 2009

Fonte: Jornal Digital –

Londres – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o Prémio Chatham House 2009 pela sua actuação na América Latina.
Pela avaliação da instituição de relações internacionais britânica Chatham House Lula da Silva é um condutor da estabilidade e integração da região, com contribuições dadas à «estabilidade e integração na América Latina». Foi ainda dada relevância ao seu papel «na resolução de crises regionais» e à política social desenvolvida no Brasil.

A entrega do prémio foi feita durante jantar de gala na Banqueting House, edifício do Governo britânico na região de Westminster, pelo duque de Kent. Esteve presente também o secretário de Negócios do Reino Unido, Peter Mandelson.

No seu discurso o Presidente brasileiro disse que a política externa é um elemento fundamental do desenvolvimento brasileiro e mencionou também o movimento do Brasil em direcção a África, na condição de segunda maior nação de população afro-descendente. «Decidimos associar nosso desenvolvimento ao da América do Sul, nosso entorno imediato», afirmou. «Estamos realizando um processo de integração solidária do continente, sem pretensões hegemónicas, sem busca de liderança», acrescentou.

Lula da Silva voltou a defender a reforma do Conselho de Segurança da ONU, de forma a reflectir a nova correlação de forças no mundo. «(O Brasil) reivindica, junto com outros países, uma presença permanente neste organismo”» disse no discurso.

Os outros candidatos ao prémio eram o ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, o príncipe Saud Al-Faisal Bin Abdulaziz, e a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf.

Matéria original

+ sobre o tema

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Somos todos Maju?

O que as hashtags #somostodos... mobilizam? O advento das...

17/09 – Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma tem 51% e Serra 23%

Petista mantém-se estável após período de queda, Serra segue...

Somos governados pelos números?

Vivemos em uma era em que pululam, por todos...

para lembrar

Joaquim Barbosa renuncia hoje à vaga de ministro do TSE

Fonte: Folha OnLine-   O ministro Joaquim Barbosa vai...

Linhas Periféricas: registro de um novo amanhecer na periferia

Mais uma bela página na história da periferia paulistana....

Inclusão do negro para uma elite com a cara do Brasil

Fonte: Blog Mírian Leitão - Quem acompanha o meu...

Funai alerta para risco de genocídio de índios isolados no Acre

Por: João Fellet O avanço da exploração econômica na...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=