British Council – Bolsa de mestrado para grupos sub-representados na Ciência

Diversidade e Inclusão na Ciência

Sob a linha de Professional Development & Engagement (PDE) do Fundo Newton, o programa de Bolsas de Estudos de Mestrado para Grupos Sub-Representados na Ciência no Brasil busca alavancar a participação de tais grupos nas áreas da ciência, bem como apoiar o ambiente científico e de inovação no país.

O objetivo estratégico desta chamada é a promoção de um programa de mestrado no Reino Unido, como uma experiência abrangente para fortalecer a participação de grupos sub-representados nas áreas de ciência e inovação no Brasil, como mulheres de minorias étnicas, além de influenciar mais práticas e políticas inclusivas.

Os parceiros cofinanciadores nesta iniciativa são as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos estados brasileiros de Goiás (FAPEG), Paraíba (FAPESQ/PB) e Bahia (FAPESB).

Sobre o programa

O programa ocorrerá nas seguintes fases:

  1. Curso de inglês e preparação para o exame IELTS no Brasil.
  2. Curso de inglês de verão no Reino Unido.
  3. Mestrado (integral) no Reino Unido.
  4. Atividades de disseminação de impacto – os(as) beneficiários(as) deverão desenvolver e participar em ações de disseminação, compartilhando suas conclusões acadêmicas e experiência pessoal no Reino Unido, incluindo ações em cascata e mentoring.

Consulte o cronograma de datas previsto no edital, disponível para download no final desta página.

Note que este programa poderá ser minimamente revisto de modo a se adequar ao calendário acadêmico britânico.

FINANCIAMENTO

O financiamento para cada bolsa é de £ 40.000 (quarenta mil libras esterlinas). Por favor, note que esta é uma contribuição para os custos totais da atividade, que podem variar entre beneficiários(as).

O valor da bolsa custeará os seguintes itens:

  • Curso de inglês e preparação para o exame IELTS no Brasil.
  • Taxa do exame IELTS.
  • Tradução juramentada  de documentos para candidatura universitária no Reino Unido.
  • Taxas de vistos.
  • Voo internacional.
  • Custo de vida para o período de 15 meses.
  • Curso de inglês de verão no Reino Unido.
  • Taxa de matrícula na universidade britânica (tuition fee).

Quem pode se candidatar

Os(as) candidatos(as) elegíveis são graduados(as) até dezembro de 2016 em instituições dos estados de Goiás, Paraíba ou Bahia, com planos de continuar seus estudos/carreira acadêmica por meio de um mestrado na área de ciência, inovação e tecnologia. A oportunidade está aberta a candidatos(as) de grupos sub-representados na ciência, com um excelente histórico acadêmico.

Encorajamos especialmente candidaturas de minorias étnicas e/ou mulheres graduadas/pesquisadoras comprometidas com objetivos de Igualdade, Diversidade e Inclusão dentro do seu contexto local.

NÍVEL DE INGLÊS

O nível de inglês requerido pelo programa é B1 (no limiar com A2), conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR).

O(a) candidato(a) deverá apresentar, anexo ao formulário de candidatura, evidência do nível declarado de inglês (independentemente de qual seja). Esta evidência poderá ser na forma de: Certificado de conclusão de curso de língua, IELTS, Aptis, TOEFL, Cambridge, TOEIC etc.

Como se candidatar

As inscrições deverão ser realizadas pelo formulário online desta chamada. 

O prazo para apresentação das candidaturas é 19 de fevereiro de 2017, às 18 horas (horário de Brasília).

Todo o formulário de inscrição deverá ser preenchido em inglês. Apenas uma candidatura por pessoa será considerada.

Na área de downloads ao final desta página, é possível baixar uma cópia em word do formulário completo. Observe, contudo, que apenas os formulários enviados pela ferramenta online serão considerados; não aceitamos candidaturas por e-mail ou outros meios. Candidaturas enviadas fora do prazo ou com formulário incompleto também serão desconsideradas.

TESTE ONLINE DE NIVELAMENTO DE INGLÊS

Candidatos(as) considerados(as) elegíveis deverão fazer um teste online de nivelamento de inglês (Online Placement Test – OPT) como complemento de sua candidatura. O envio dos dados para acesso ao OPT será feito entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2017, após o encerramento da chamada.

O formulário de inscrição pede um e-mail principal e um e-mail alternativo, pois, caso haja falha do envio do acesso ao OPT para o primeiro e-mail, enviaremos no e-mail alternativo. O teste tem duração de 40 minutos e é necessário ter acesso à internet e áudio.

ENTREVISTA INDIVIDUAL

Candidatos(as) que forem classificados(as) na primeira etapa do processo (avaliação da candidatura online) serão chamados(as) para uma entrevista individual presencial, que será realizada entre os dias 6 e 9 de março de 2017 na sede da FAP de seu respectivo estado. Essa entrevista é a última etapa do processo seletivo.

Divulgação dos resultados

A lista de contemplados(as) nesta chamada será divulgada nesta mesma página em 3 de abril de 2017.

Dúvidas

Para mais detalhes, veja o edital desta chamada e o documento com perguntas frequentes, disponíveis na área de downloads no final desta página.

Outras questões sobre o programa podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

Enem: Mais de 4 mil participantes tinham acima de 60 anos

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram...

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional...

para lembrar

spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=