Budapeste hospeda encontro sobre racismo

Fonte: Rádio Vaticano –

Budapeste, 10 nov (RV) – A Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI), instituída pelo Conselho da Europa, realizará sua primeira mesa redonda nacional no próximo dia 16, em Budapeste, na Hungria.

No encontro serão abordados temas relativos à violência racial, xenofobia, anti-semitismo e intolerância no debate público e também a atuação de normas e políticas contra a discriminação racial na Hungria.

Composta por membros independentes, a ECRI inspira suas atividades no Protocolo 12 da Convenção Européia sobre os Direitos Humanos, que considera a discriminação racial uma violação dos direitos humanos.

Além disso, o organismo faz pesquisas sobre o fenômeno racial e a intolerância nos Estados membros da União Européia, organiza mesas redondas com representantes da sociedade civil e elabora sugestões para os governos.

Participarão do evento, representantes de governos, parlamentares, instituições judiciárias, comunidades locais e organizações não governamentais. (MJ)

Matéria original

+ sobre o tema

Vasco emite nota em repúdio a racismo sofrido por atletas da base

A equipe sub-16 do Vasco, que disputa o...

Para especialistas, Judiciário reflete e mantém perpetuação do racismo na sociedade

Discriminação racial foi tema de painel durante 24º Seminário...

UnB

Há muito havia desistido da expressão vontade política pela...

para lembrar

Unilab, universidade pública mais preta do Brasil, pede ajuda e atenção

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)...

Vítimas de racismo relatam o preconceito que dói na pele (e coração)

Ivan levou batida de policias militares e Elizabeth foi...
spot_imgspot_img

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...

Juiz condena alunas do Vera Cruz por racismo contra filha de Samara Felippo

A Justiça de São Paulo decidiu, em primeira instância, pela condenação de duas alunas por ofensas racistas contra a filha da atriz Samara Felippo. O...

Shopping Higienópolis registrou ao menos 5 casos de racismo em 7 anos

O shopping denunciado por uma família após uma abordagem racista contra adolescentes já registrou ao menos outros quatro casos semelhantes nos últimos sete anos. O...
-+=