Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é! – Por: Cidinha da Silva

O ator da novela atirou na bissexualidade com a intenção de atingir a heteronormatividade e o tiro saiu pela culatra. É que ele pretendia afirmar a homossexualidade inequívoca de seu personagem, um homem gay que, manipulado por uma das várias mulheres más da trama destrói uma relação homoafetiva feliz, bem estruturada e amorosa, trocando-a por uma família padrão de papai, mamãe e filhinho. Impensadamente, o ator disparou “a bissexualidade não existe”.

Sim, não existe para seu personagem que é gay-gay, mas se deixa seduzir pelo jogo de aparências heteronormativo. Mas, o apressado decretou a inexistência da bissexualidade de maneira genérica e o mundo LGBT caiu sobre ele. Como tudo o que está ruim ainda pode piorar, o moço cometeu a deselegância de questionar a orientação sexual de uma cantora, acusando-a de ser lésbica e não bissexual como alardeia. Deixe a moça, rapaz! Assim fica parecendo que você a paquerou, ela não quis nada contigo e você, como o policial civil rejeitado pelo objeto do desejo ao fim da balada, meteu bala.

Uma pena! O próprio emissor despotencializou a segunda parte do discurso que era muito interessante, um crítica contumaz à estruturação e aos destinos do núcleo gay da novela dados pelo autor e possivelmente reforçados pelo diretor. O ator queria ver mais seriedade no trato dos conflitos do núcleo gay, menos pilhéria e falta de compromisso com a construção de relações familiares saudáveis entre os próprios personagens gays e também com seus familiares diretos, pais, mães, irmãos.

Entretanto, ainda que, de maneira enviesada, o depoimento bombástico do ator toca em questões submersas que a cada dia exigem a luz do dia. Por exemplo, certo aspecto bipolar de muitas mulheres bissexuais que gostam de mulheres entre quatro paredes e de homens no mundo público. Homens que são apresentados à família, aos amigos de infância, que circulam com elas, devidamente fotografados e postados na Internet. Ou ainda, o crescente número de mulheres que se relacionam homoafetivamente com outras, não pelo desejo, propriamente, mas por cansaço e frustração com os homens, suas canalhices e despreparo para viver relações respeitosas com as companheiras.

Há muita coisa nebulosa entre o paraíso do “todo mundo, no fundo é bissexual” e o inferno da “não existência da bissexualidade.” A ver!

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva De novo, mais uma...

para lembrar

Um banho de talento, sensibilidade, ternura e doce beleza

- Fonte: O Tempo Online - Ai, que...

Deputado ‘das laqueaduras’ renuncia e evita cassação

Bruna Borges     Condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 3...

Negro ainda vê polícia como inimiga, diz entidade

"Apesar dos avanços, não podemos negá-los, nós, negros, ainda...

Autópsia inicial para saber causa da morte de Michael é inconclusiva

Autópsia inicial para saber causa da morte de Michael...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=