Calendário Pirelli troca modelos por ‘mulheres inspiradoras’

O tradicional calendário da fabricante de pneus Pirelli terá uma mudança significativa para 2016. Em vez de trazer fotos de modelos sensuais, a edição do ano que vem terá imagens de mulheres “fortes” e de impacto.

Do BBC

A ideia da empresa é trazer “mulheres inspiradoras” para estampar o calendário – como a tenista multicampeã Serena Williams e a cantora punk feminista Patti Smith.

150925073757_patti_smith_624x351_epa_nocredit

A fotógrafa americana Annie Leibovitz, que é responsável pelas fotos, descreveu a decisão da Pirelli como uma grande mudança.

“Esse calendário é completamente diferente. É uma grande mudança. A ideia não era ter nenhuma pretensão com essas fotos e ir logo direto ao ponto”, explicou.

“Eu queria fazer uma série clássica de retratos. Eu achava que as mulheres deveriam parecer fortes, mas naturais. E decidi fazer isso de uma forma bem simples fotografando todas elas no estúdio.”

150925074054_gigi_hadid_624x415_reuters_nocredit

Em vez de usar as modelos que tradicionalmente estampam o calendário da Pirelli, como Gigi Hadid e Adriana Lima, a nova edição trará mulheres como a artista japonesa e viúva de John Lennon, Yoko Ono, a autora americana Fran Lebowitz, a comediante Amy Schumer, a escritora e atriz Tavi Gevinson, a diretora Ava DuVernay, a filantropa Agnes Gund, a produtora de cinema Kathleen Kennedy, a empresária Mellody Hobson, a artista visual iraniana Shirin Neshat, a atriz chinesa Yao Chen, a modelo russa Natalia Vodianova, além de Serena e Smith.

“Eu comecei a pensar sobre o papel das mulheres, quis pegar mulheres que tinham alcançado algo.”

150925074317_annie_leibovitz_624x415_reuters_nocredit

Quando questionada pela Vogue sobre as expectativas de receptividade do público com esse novo modelo de calendário – que muda a fórmula que teve tanto sucesso nos últimos 50 anos -, Patti Smith disse que a iniciativa é ‘ousada’ mas que espera aceitação.

“Não faço ideia de como o público tradicional vai receber isso, mas acho que eles devem admirar essa mudança ousada. Vamos ver.”

150925074733_tavi_gevinson_624x351_getty_nocredit

“Fiquei muito surpresa quando me convidaram, mas muito orgulhosa também e acho que Annie está fazendo algo único e diferente, e a Pirelli está ousando também.”

“Eu vejo o projeto da Annie não como um protesto, mas como uma celebração”, acrescentou.

O calendário da Pirelli começou a ser produzido em 1964 e só é dado de brinde a clientes importantes da Pirelli ou celebridades.

+ sobre o tema

50 tons de bege

'Essa é a história de Cécile. Ela é uma...

Mulheres negras e literatura – Por: Helena Theodoro

1. Apresentação A literatura atua em nossas vidas para unir...

Centenas de milhares de mulheres ainda morrem de parto em todo o mundo

Centenas de milhares de mulheres continuam a morrer em...

para lembrar

Pornografia de vingança

No fim da tarde de sexta-feira , o vice-presidente...

Primeira edição do Mulheres Negras Contam sua História premia vencedoras

Brasília – As secretarias de Políticas para as Mulheres...

Proibidas de andar de bicicleta, meninas afegãs encontram liberdade no skate

Em muitas comunidades afegãs, é um costume proibir as...

A luta de mãe que perdeu filha vítima de poluição em Londres

Sua filha Ella, faleceu em 2013 aos nove anos...
spot_imgspot_img

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100...
-+=