Calendário Pirelli troca modelos por ‘mulheres inspiradoras’

O tradicional calendário da fabricante de pneus Pirelli terá uma mudança significativa para 2016. Em vez de trazer fotos de modelos sensuais, a edição do ano que vem terá imagens de mulheres “fortes” e de impacto.

Do BBC

A ideia da empresa é trazer “mulheres inspiradoras” para estampar o calendário – como a tenista multicampeã Serena Williams e a cantora punk feminista Patti Smith.

150925073757_patti_smith_624x351_epa_nocredit

A fotógrafa americana Annie Leibovitz, que é responsável pelas fotos, descreveu a decisão da Pirelli como uma grande mudança.

“Esse calendário é completamente diferente. É uma grande mudança. A ideia não era ter nenhuma pretensão com essas fotos e ir logo direto ao ponto”, explicou.

“Eu queria fazer uma série clássica de retratos. Eu achava que as mulheres deveriam parecer fortes, mas naturais. E decidi fazer isso de uma forma bem simples fotografando todas elas no estúdio.”

150925074054_gigi_hadid_624x415_reuters_nocredit

Em vez de usar as modelos que tradicionalmente estampam o calendário da Pirelli, como Gigi Hadid e Adriana Lima, a nova edição trará mulheres como a artista japonesa e viúva de John Lennon, Yoko Ono, a autora americana Fran Lebowitz, a comediante Amy Schumer, a escritora e atriz Tavi Gevinson, a diretora Ava DuVernay, a filantropa Agnes Gund, a produtora de cinema Kathleen Kennedy, a empresária Mellody Hobson, a artista visual iraniana Shirin Neshat, a atriz chinesa Yao Chen, a modelo russa Natalia Vodianova, além de Serena e Smith.

“Eu comecei a pensar sobre o papel das mulheres, quis pegar mulheres que tinham alcançado algo.”

150925074317_annie_leibovitz_624x415_reuters_nocredit

Quando questionada pela Vogue sobre as expectativas de receptividade do público com esse novo modelo de calendário – que muda a fórmula que teve tanto sucesso nos últimos 50 anos -, Patti Smith disse que a iniciativa é ‘ousada’ mas que espera aceitação.

“Não faço ideia de como o público tradicional vai receber isso, mas acho que eles devem admirar essa mudança ousada. Vamos ver.”

150925074733_tavi_gevinson_624x351_getty_nocredit

“Fiquei muito surpresa quando me convidaram, mas muito orgulhosa também e acho que Annie está fazendo algo único e diferente, e a Pirelli está ousando também.”

“Eu vejo o projeto da Annie não como um protesto, mas como uma celebração”, acrescentou.

O calendário da Pirelli começou a ser produzido em 1964 e só é dado de brinde a clientes importantes da Pirelli ou celebridades.

+ sobre o tema

São Bernardo é a mais violenta com homossexuais

O Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado nesta...

A filha de ex-escrava que virou deputada e inspira o movimento negro no Brasil

Uma catarinense filha de uma escrava liberta começa aos...

Leis impedem mulheres de trabalhar em muitos países, diz Banco Mundial

Um relatório do Banco Mundial  mostra que as mulheres...

para lembrar

O empoderamento necessário

O termo empoderamento muitas vezes é mal interpretado. Por...

Workshop Mulheres Negras em Movimento: Oficina Preparatória para Seleções de Pós-Graduação

O Workshop Mulheres Negras em Movimento: Oficina Preparatória para...

Anistia critica falta de solução no caso Marielle: “Justiça está em cheque”

A Anistia Internacional divulgou uma nota pública em que volta...
spot_imgspot_img

Lula sanciona lei que aumenta pena para feminicídio

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que aumenta do feminicídio para até 40 anos. O texto também veta autores de crimes contra mulheres de...

Nota Pública ao PL 4266/2023: Consórcio Lei Maria da Penha – 2024

O Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres (Consórcio Lei Maria da Penha),...

Só sete estados têm leis específicas de proteção contra assédio sexual a servidores

Apenas sete estados contam com leis que visam ampliar a proteção contra assédio sexual de servidores. Nesses locais, os estatutos de profissionais públicos vão além do...
-+=