Calendário Pirelli troca modelos por ‘mulheres inspiradoras’

O tradicional calendário da fabricante de pneus Pirelli terá uma mudança significativa para 2016. Em vez de trazer fotos de modelos sensuais, a edição do ano que vem terá imagens de mulheres “fortes” e de impacto.

Do BBC

A ideia da empresa é trazer “mulheres inspiradoras” para estampar o calendário – como a tenista multicampeã Serena Williams e a cantora punk feminista Patti Smith.

150925073757_patti_smith_624x351_epa_nocredit

A fotógrafa americana Annie Leibovitz, que é responsável pelas fotos, descreveu a decisão da Pirelli como uma grande mudança.

“Esse calendário é completamente diferente. É uma grande mudança. A ideia não era ter nenhuma pretensão com essas fotos e ir logo direto ao ponto”, explicou.

“Eu queria fazer uma série clássica de retratos. Eu achava que as mulheres deveriam parecer fortes, mas naturais. E decidi fazer isso de uma forma bem simples fotografando todas elas no estúdio.”

150925074054_gigi_hadid_624x415_reuters_nocredit

Em vez de usar as modelos que tradicionalmente estampam o calendário da Pirelli, como Gigi Hadid e Adriana Lima, a nova edição trará mulheres como a artista japonesa e viúva de John Lennon, Yoko Ono, a autora americana Fran Lebowitz, a comediante Amy Schumer, a escritora e atriz Tavi Gevinson, a diretora Ava DuVernay, a filantropa Agnes Gund, a produtora de cinema Kathleen Kennedy, a empresária Mellody Hobson, a artista visual iraniana Shirin Neshat, a atriz chinesa Yao Chen, a modelo russa Natalia Vodianova, além de Serena e Smith.

“Eu comecei a pensar sobre o papel das mulheres, quis pegar mulheres que tinham alcançado algo.”

150925074317_annie_leibovitz_624x415_reuters_nocredit

Quando questionada pela Vogue sobre as expectativas de receptividade do público com esse novo modelo de calendário – que muda a fórmula que teve tanto sucesso nos últimos 50 anos -, Patti Smith disse que a iniciativa é ‘ousada’ mas que espera aceitação.

“Não faço ideia de como o público tradicional vai receber isso, mas acho que eles devem admirar essa mudança ousada. Vamos ver.”

150925074733_tavi_gevinson_624x351_getty_nocredit

“Fiquei muito surpresa quando me convidaram, mas muito orgulhosa também e acho que Annie está fazendo algo único e diferente, e a Pirelli está ousando também.”

“Eu vejo o projeto da Annie não como um protesto, mas como uma celebração”, acrescentou.

O calendário da Pirelli começou a ser produzido em 1964 e só é dado de brinde a clientes importantes da Pirelli ou celebridades.

+ sobre o tema

Feira do Livro tem venda de livros escritos somente por mulheres

Dia 14/02, das 14h às 22h, uma programação incrível...

Mães atrás das grades

O número de mulheres presas aumentou exponencialmente no país...

Em resposta ao ‘Desafio da Maternidade’, feministas desconstroem a imagem idealizada do que é ser mãe

Um novo desafio no Facebook está gerando algumas polêmicas. Por Ana...

para lembrar

6 coisas que eu queria que alguém tivesse me dito sobre ter um bebê

Como mãe de primeira viagem, eu não fazia ideia...

Mulheres Digitais (4ª edição) – O poder feminino no mercado digital

No próximo dia 1 de abril, sábado, o Teatro...

Mulheres trabalham mais do que homens. Mas somos convencidas do contrário

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...

Mulheres e poder contra o culto da ignorância machista

O poder é reservado aos homens em todos os níveis...
spot_imgspot_img

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...
-+=