Câmara de SP aprova título de cidadã paulistana para Dilma Rousseff

Por: Roney Domingos

Proposta foi aprovada nesta quarta-feira com voto contrário do PSDB.
Tucano quer consultar Justiça Eleitoral se homenagem é contra lei.


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (25) um projeto de decreto legislativo que concede à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, o título de cidadã paulistana. A concessão do título será publicada nos próximos dias no Diário Oficial.

A homenagem proposta em maio deste ano pelo vereador Donato (PT) foi aprovada em votação simbólica com votos contrários da bancada do PSDB. O autor da lei espera que a cerimônia e a entrega da homenagem ocorram apenas depois das eleições de outubro.

“Não quero que isso se confunda com a campanha eleitoral”, afirma Donato. A cerimônia e o título concedidos à personalidade são pagos com recursos do orçamento do Legislativo municipal. “A homenagem a ela provavelmente só vai ocorrer depois das eleições. Não tem nenhum caráter eleitoral”, diz.

“Fomos contrários, porque a pessoa tem de ter feito algo relevante para a cidade para receber o título. Além disso, consideramos inoportuno votar isso no meio da campanha eleitoral. Vou consultar a Justiça Eleitoral para saber se isso é legal”, diz o vereador Floriano Pesaro. Segundo ele, não há nenhuma proposta de concessão de título semelhante ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra.

Segundo Donato, Dilma merece o título pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em São Paulo e pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Procurada pelo G1, a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral informou que não tem condições de responder se a homenagem contraria a lei ou não.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...