Câmara de SP aprova título de cidadã paulistana para Dilma Rousseff

Por: Roney Domingos

Proposta foi aprovada nesta quarta-feira com voto contrário do PSDB.
Tucano quer consultar Justiça Eleitoral se homenagem é contra lei.


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (25) um projeto de decreto legislativo que concede à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, o título de cidadã paulistana. A concessão do título será publicada nos próximos dias no Diário Oficial.

A homenagem proposta em maio deste ano pelo vereador Donato (PT) foi aprovada em votação simbólica com votos contrários da bancada do PSDB. O autor da lei espera que a cerimônia e a entrega da homenagem ocorram apenas depois das eleições de outubro.

“Não quero que isso se confunda com a campanha eleitoral”, afirma Donato. A cerimônia e o título concedidos à personalidade são pagos com recursos do orçamento do Legislativo municipal. “A homenagem a ela provavelmente só vai ocorrer depois das eleições. Não tem nenhum caráter eleitoral”, diz.

“Fomos contrários, porque a pessoa tem de ter feito algo relevante para a cidade para receber o título. Além disso, consideramos inoportuno votar isso no meio da campanha eleitoral. Vou consultar a Justiça Eleitoral para saber se isso é legal”, diz o vereador Floriano Pesaro. Segundo ele, não há nenhuma proposta de concessão de título semelhante ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra.

Segundo Donato, Dilma merece o título pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em São Paulo e pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Procurada pelo G1, a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral informou que não tem condições de responder se a homenagem contraria a lei ou não.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Brasil investe pouco em prevenção de desastres

Separada por duas ruas da margem do rio dos...

Ações para a cidadania

Testemunhamos casos de guerras, violências, feminicídios e racismo diariamente....

Entidades de segurança pública e direitos humanos dizem que novo edital precariza programa de câmeras da PM em SP

Entidades da sociedade civil ligadas à segurança pública manifestaram...

Convenção da extrema direita espanhola é alerta para o Brasil

"Manter o ideal racial de um continente branco de...

para lembrar

DEM não deve se “queixar de nada”, diz Dilma sobre fala de Lula

Por: Severino Motta Candidata do PT disse que DEM...

Brasil gera 10 milhões de empregos em sete anos

Fonte: Pantanal News - Em 2008, o Brasil alcançou...

No Ceará, Dilma 57% a 23%

Ibope: Dilma está 34 pontos à frente de Serra...

Aprovado no Senado, PL dos planos de adaptação esboça reação a boiadas do Congresso

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (15/05) o Projeto de Lei 4.129/2021, que cria diretrizes para a elaboração de planos de adaptação à...

Maranhão tem 30 cidades em emergência devido a chuvas

Subiu para 30 o número de cidades que decretaram emergência no Maranhão devido às fortes chuvas que atingem todo o estado. A informação foi...

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do Estado emerge da catástrofe. A pandemia de Covid-19 deveria ter sido suficiente para demonstrar que...
-+=