Câmara decreta ponto facultativo pela ‘Consciência Branca’ em Sertãozinho

Rogério Magrini, o “Zezinho Atrapalhado”,
presidente da Câmara (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)

Presidente diz que decreto foi criado após pressão de outros vereadores.
ONG contra discriminação considerou atitude ‘preconceituosa’ e ‘inadmissível’.

por Felipe Turioni no G1

A Câmara de Vereadores de Sertãozinho (SP) decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (21) em homenagem à ‘Consciência Branca’. O decreto foi assinado pelo presidente Rogério Magrini dos Santos (PTB) no dia 17 de novembro ao estabelecer também ponto facultativo pelo Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira (20). Na cidade não é feriado.

Uma ONG que atua na cidade contra a discriminação racial considerou a atitude “inaceitável”.

Em decreto, Câmara de Sertãozinho (SP) estabelece ponto facultativo em homegame à consciência branca (Foto: Reprodução)
Em decreto, Câmara de Sertãozinho (SP) estabelece ponto facultativo em homegame à consciência branca (Foto: Reprodução)

Segundo o vereador e chefe do Legislativo, conhecido como Zezinho Atrapalhado, o ponto facultativo pós-feriado da Consciência Negra foi motivado por pressão dos outros vereadores. “Quando eu quis fazer o decreto pelo Dia da Consciência Negra, os vereadores foram contra e começaram a me cobrar: ‘e a Consciência Branca?’. Achei que seria uma boa ideia, fui lá e fiz”, afirma Magrini.

Além disso, o presidente da Câmara justificou a “homenagem” porque um primo se diz vítima de preconceito por ter pele de cor branca. “Tenho um primo que chamam de maisena, de tão branco que ele é, e ele mesmo me cobrou, se tem pelos negros também deveria existir dos brancos, porque existe preconceito contra branco também”, diz.

O vereador nega que a atitude de fazer a “homenagem à Consciência Branca” seja racista e diz que decretou o ponto facultativo pelo Dia da Consciência Negra a pedido de Organizações Não Governamentais (ONGs) que lutam contra a discriminação racial.

“É a primeira vez que fazemos esse ponto facultativo e fui cobrado por ONGs, como a Cabeça Di Nego, a pedir para o prefeito que crie um projeto de lei que estabeleça o feriado na cidade inteira no ano que vem, e o prefeito prometeu que fará isso”, comenta Magrini.

‘Absurdo’
Procurado pela reportagem do G1, o presidente da ONG Cabeça Di Nego, Luís Onório, confirmou o pedido pelo feriado do Dia da Consciência Negra, mas considerou “absurda” o decreto pela ‘Consciência Branca’. “É preconceituosa e inadmissível, não há porque ter, por conta do que fizeram contra os negros no Brasil, não houve nenhuma reparação ainda”, diz.

Onório afirma que vai procurar a Câmara na segunda-feira (24) para conversar com o presidente. “Ainda não sabemos de fato o que houve, mas é preconceito e os envolvidos devem ser afastados”, comenta. Ele considera entrar no Ministério Público contra o decreto.

 

Para entender esta matéria:

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

+ sobre o tema

Eu era menino quando os da caserna confundiram-me com um comunista

Eu tinha pouco mais de dois anos quando raiou...

UFRJ terá primeira mulher negra como diretora da Faculdade de Educação

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do...

Ditadura invadiu terreiros e destruiu peças sagradas do candomblé

Desde criança, a iyalorixá Mãe Meninazinha d’Oxum ouvia a...

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante alguns dias me achei feia, como a sinhá sempre dizia que todos os pretos eram...
-+=