domingo, novembro 27, 2022
InícioEm PautaCâmara Municipal do Rio de Janeiro homenageia Nilcéa Freire com medalha Pedro...

Câmara Municipal do Rio de Janeiro homenageia Nilcéa Freire com medalha Pedro Ernesto

Fonte: Feminismo.org –

Mais importante comenda do município é concedida a personalidades e instituições que se destacam nacionalmente
A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM),  será homenageada pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, mais importante comenda do município, concedida a personalidades e instituições que se destacam nacionalmente.  A cerimônia de entrega acontece dia 27 de novembro, às 10h, no plenário da Casa. A  iniciativa  é da vereadora Tânia Bastos (PRB), presidente da Comissão de Defesa da  Mulher da referida casa legislativa.

De acordo com a parlamentar, à frente da SPM Nilcéa Freire comanda uma grande mudança que vem ocorrendo no cenário brasileiro com relação às questões que têm impacto direto na qualidade de vida das mulheres, como a Lei Maria da Penha, em vigor há três anos  e que coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher. “A indicação da ministra para receber a medalha é o reconhecimento por este trabalho. As ações e projetos da Secretaria estão mudando a vida de milhares de brasileiras, e isso merece destaque”, afirmou.

Medalha – Foi criada em 1980, em homenagem ao médico pernambucano Pedro Ernesto Batista (1884-1942), um importante político na cidade o Rio de Janeiro, que deixou ações importantes no campo da saúde e educação no município. A  indicação da pessoa escolhida para receber a comenda é feita através de um requerimento do vereador, votado em Plenário. Cada parlamentar pode conceder até cinco medalhas por ano.

Matéria original

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench