Casal Obama tenta dar toques inovadores a jantares oficiais

Fonte: Terra –
É uma velha tradição, um jantar na Casa Branca regido por rituais e protocolo que também serve como o mais quente dos eventos sociais de Washington. Mas em seu primeiro jantar de Estado, na noite de terça-feira, o presidente Barack Obama e sua mulher, Michelle, tentaram oferecer um toque pessoal ao evento.

Contrataram uma nova florista, Laura Dowling, que decorou a tenda montada no jardim da Casa Branca para o jantar com ramos de magnólias cultivados na região. O chef escolhido foi Marcus Samuelsson, do Aquavit, em Nova York, cidadão norte-americano mas nascido na Etiópia e criado na Suécia, cuja culinária é um cadinho de sabores e estilos.

Eles convidaram estudantes locais para assistir à chegada dos convidados de honra, o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh e sua mulher, Gursharan Kaur, e ofereceram entretenimento musical variado que incluía a Orquestra Sinfônica Nacional, a cantora e atriz Jennifer Hudson, o cantor de jazz Kurt Elling (de Chicago), e A. R. Rahman, o compositor indiano autor da trilha de Slumdog Millionaire.

Nas mesas, o cardápio sem carnes incluía uma mistura de pratos indianos e norte-americanos prestigiados, entre os quais alguns oriundos da culinária negra; couve e camarões ao curry, grão-de-bico e quiabo, pão de milho e de trigo foram servidos aos 320 convidados, entre os quais alguns conhecidos republicanos e cidadãos proeminentes da comunidade indiana dos Estados Unidos. A entrada foi uma salada de rúcula cultivada na horta da Casa Branca, e a sobremesa uma torta de abóbora. (Os Obama aprovaram o cardápio depois de experimentá-lo na Casa Branca no domingo, disse Samuelsson.)

E é melhor não esquecer a louça: para um governo que gosta de elogiar publicamente a cooperação entre os partidos, o que poderia ser melhor que uma combinação eclética entre a porcelana da era Clinton e a da era Bush? ¿Ele quer estabelecer um tom diferenciado, disse Vishkala Desai, nascido na Índia, presidente da Asia Society e um dos convidados. “Obama quer celebrar não só suas origens negras mas a diversidade cultural do país. E essa é uma poderosa mensagem cultural ao mundo”.

Obama recebeu os convidados falando hindi e elogiou as contribuições de Mohandas Gandhi e de Martin Luther King, afirmando que “gigantes” como eles eram “a razão para que nós dois possamos estar aqui esta noite”. Singh respondeu declarando que “sua jornada até a Casa Branca conquistou a imaginação de milhões de indianos”.

A noitada foi uma mistura poderosa de política, diplomacia e glamour, com uma mistura de doadores de fundos de campanha aos democratas, legisladores, membros do gabinete, dignatários indianos e celebridades de Hollywood em trajes de gala. A primeira dama usava um vestido sem mangas dourado, criado pelo estilista Naeem Khan, um norte-americano de ascendência indiana.

Para Obama, o jantar também representava uma rara pausa no cansativo trabalho de governar, e permitia que exibisse seu papel como líder mundial (e anfitrião gracioso) em um momento no qual trava batalhas amargas quanto à reforma da saúde e as guerras no Afeganistão e Iraque – e tudo isso enquanto perde prestígio nas pesquisas de opinião pública.

A lista de convidados incluía as atrizes Alfre Woodard e Blair Underwood, os cineastas Steven Spielberg e M. Night Shyamalan, a escritora Jhumpa Lahiri, o ex-secretário de Estado Colin Powell, o republicano Bobby Jindal (governador da Louisiana) e Indra Nooy, presidente-executiva da Pepsi.

“Isso permite que ele se posicione acima das atuais disputas políticas, desempenhe seu papel como chefe de estado e mostre às pessoas a estatura da presidência”, disse a historiadora presidencial Doris Kearns Goodwin, que recordou que o mais famoso jantar de estado promovido pelo presidente Franklin Roosevelt – em honra do rei e rainha da Inglaterra- aconteceu durante a Grande Depressão.

“É uma forma de escapar às preocupações diárias”, disse Goodwin. “É o momento que os Estados Unidos reservam a esse tipo de cerimônia, à pompa e circunstância, e sempre em clima apartidário”.

O presidente Ulysses Grant ofereceu o primeiro jantar de Estado na Casa Branca, tendo como convidado de honra o rei David Kalakua, das ilhas Sandwich (hoje conhecidas como Havaí), em 1874. Ao longo das décadas, os jantares sempre foram usados como forma de recompensa a aliados importantes e para fomentar relações diplomáticas. Sua frequência varia a depender do presidente (George W. Bush só ofereceu seis deles, enquanto Bill Clinton ofereceu mais de 20).

Os Obama imediatamente se distinguiram de seus predecessores imediatos, ao optar por oferecer o jantar sob uma grande tenda montada no gramado sul da Casa Branca, o que permitiria receber mais convidados. (Bush realizou todos os seus jantares em espaços fechados, o que limita o número de convidados). E enfatizaram alguns de seus temas favoritos, entre os quais a presença de ambos os partidos, a diversidade e a alimentação saudável. O presidente convidou diversos republicanos importantes, embora o senador Mitch McConnell, líder do partido oposicionista no Senado, e o deputado John Boehner, o líder republicano na Câmara, não tenham podido comparecer. (O democrata Harry Reid, líder da maioria no Senado, também não conseguiu ir).

Matéria original

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Rio+20: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva   Digamos que este Junho...

São Paulo: Show Almir Sater

  Credicard Hall - Sábado 07, 22h Nascido...

CUT/Vox Populi: 70% rejeitam PEC 241 no Brasil

Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi aponta que a...

Fátima Oliveira: ‘Meio ambiente não é adereço’

Um recado firme e perfeito: "meio ambiente não é...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=