Campanha do governo contra xenofobia gera revolta nas redes

Ministério da Justiça é acusado de confundir escravidão com migração

Por MARIANA SANCHES, do O Globo

Uma campanha contra a xenofobia e o preconceito a migrantes, que começou a ser veiculada pelo Ministério da Justiça nesta terça-feira nas páginas de Facebook e Twitter, gerou uma enorme polêmica. Na peça publicitária, o jovem negro Matheus Gomes, de 18 anos, aparece sorridente com os seguintes dizeres ao lado de sua foto: “Meu avô é angolano, meu bisavô é ganês. Brasil. A imigração está no nosso sangue”. Junto ao cartaz, o Ministério postou a seguinte mensagem: “há cinco séculos, imigrantes de todas as partes ajudam a construir nosso país”.

Na tarde de terça, tão logo a postagem entrou no ar, as páginas do Ministério foram inundadas por manifestações negativas. Segundo internautas, o Ministério da Justiça confundiu imigração com escravidão. Juliana Borges, uma das que comentou a página, indignou-se: “Imigrante? Pessoas traficadas e escravizadas foram imigrantes? Alguém nos salve de um Ministério da Justiça desse!”. Descendente de negros, Twylla Ferraz Aragão comentou: “gourmetizaram o sequestro do povo preto, agora chamam de imigração. Fica até bonito assim, esse pretinho sorrindo se dizendo descendente de angolano e ganês, com sobrenome “Gomes””. Já Jaqueline Gomes de Jesus, especialista em história contemporânea, afirmou que “a ideia pode parecer boa, num primeiro olhar, mas é falaciosa. Não dá pra comparar o hediondo tráfico transatlântico da população africana para o Brasil com os processos migratórios atuais”.

A reação surpreendeu o Ministério da Justiça. O órgão foi forçado a responder aos críticos. Extraoficialmente, o argumento de defesa do Ministério da Justiça à peça é que a escravidão foi abolida há 127 anos e o tráfico negreiro acabou em 1850, quando a Lei Eusébio de Queirós proibiu a entrada de novos escravos no país.

– Cronologicamente, os ascendentes do menino da campanha realmente não poderiam ser escravos, mas a peça mexe com uma questão simbólica, faz menção aos antepassados negros dos brasileiros e nesse caso a grande referência é a escravidão – afirma o professor de História Da PUC-SP, Luiz Antônio Dias, especialista em estudos afro-brasileiros.

Estima-se que apenas o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de negros escravizados, a maioria oriunda das regiões de Angola e Congo. Outros 3 milhões teriam morrido na travessia do mar. Segundo Dias, depois do período de escravidão, não houve nenhuma grande onda migratória africana para o Brasil até recentemente, quando o fluxo foi retomado espontaneamente. Africanos são o segundo maior grupo a pedir refúgio no país hoje. Perdem apenas para os sírios. Entre as nacionalidades africanas que têm chegado ao Brasil estão senegaleses, angolanos e nigerianos.

– É uma propaganda de mau gosto, uma falta de sensibilidade. Não se pode sugerir que escravidão e migração sejam semelhantes. Nem reforçar o mito de escravos felizes ou de democracia racial. O melhor caminho seria retirar a propaganda do ar – defende Dias.

O Ministério da Justiça afirma que o cartaz não será retirado do ar e que a campanha prosseguirá. De acordo com a nota, “o Ministério da Justiça apoia a importante discussão sobre a escravidão na nossa história” e “o governo promove diversas medidas de inclusão para reverter essa triste herança”. Segundo o órgão, o objetivo da campanha era combater a xenofobia e “abordará várias histórias de brasileiros e brasileiras que são descendentes de nacionalidades as mais diversas – incluindo africanas, latino-americanas, europeias, asiáticas”. O cartaz é o primeiro de uma série de nove retratos com brasileiros que depõe sobre a origem de seus antepassados, e foi motivada por episódios recentes de preconceito e violência contra imigrantes e refugiados. A expectativa era atingir cerca de 12 milhões de pessoas, mas a meta deve ser superada diante da polêmica.

 

+ sobre o tema

Gordinhas dizem não!

A educadora e blogueira Ana Rita Duarte, especialista em...

Racismo e Aceitação – Pele Negra Não Dói por Dayany Spiridon

Dayany Spiridon Você já sofreu direta ou indiretamente com o...

10 casos de racismo no País em 2014

A data: 20 de novembro, Dia da Consciência Negra....

para lembrar

Artilheiro da França não canta o hino do país em protesto contra xenofobia

Na primeira vez que a Marselhesa foi entoada na...

Repórter que chutou refugiados sírios diz que não vai pedir desculpas

Repórter húngara da "N1", rede de televisão de extrema-direita,...

Jornalista húngara que agrediu refugiados é indiciada e pode ficar 5 anos na prisão

A cinegrafista que foi flagrada chutando e empurrando imigrantes...

Nigerianos que fogem da violência na África do Sul começam a deixar o país

O primeiro dos voos programados para repatriar os 640...
spot_imgspot_img

Toussaint Louverture, o general negro que libertou o Haiti

Toussaint Louverture liderou a revolução haitiana que conquistou a libertação de dezenas de milhares de escravos negros da antiga colônia francesa no Haiti e abriu caminho...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou um episódio de xenofobia e racismo dentro da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma moradia estudantil mantida...

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante alguns dias me achei feia, como a sinhá sempre dizia que todos os pretos eram...
-+=