Campina Grande conquista recorde de maior roda de capoeira estudantil do Brasil

No mês em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, Campina Grande entra para a história de uma das expressões da cultura afrobrasileira, com a formação da maior roda de capoeira estudantil do Brasil.

 

No Agora Esportes

 

O recorde foi confirmado pela empresa Ranking Brasil – Recordes Brasileiros, na manhã desta quinta-feira, 06, durante aulão coletivo no Parque do Povo, realizado com os alunos da rede municipal integrantes do projeto “Capoeira nas Escolas”. O recorde foi registrado com a marca de 2.807 crianças praticantes da capoeira no universo escolar.

Para a secretária de Educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, atingir essa marca tem uma importância estratégica em favor do projeto político-pedagógico plural e comprometido com o cumprimento da lei 10.639, que determina para o currículo da educação básica a inclusão da história e cultura afrobrasileira.

“A presença da capoeira na escola se torna prioritária porque ela está dentro de um recorte de um projeto político-pedagógico multicultural que compreende a educação como produto da cultura humana e das várias culturas. Lembrando que a cultura letrada é mais uma, mas ela precisa ter dentro dela todas as matrizes culturais que constituem o povo que é construtor dessa cultura”, argumentou.

Desenvolver essa relação de pertencimento junto às crianças por meio do projeto “Capoeira nas Escolas” tem gerado resultados, como a redução da evasão escolar.

“Quando começamos tínhamos a ideia de reduzir o racismo e, com o passar do tempo, percebemos a diminuição da violência e da evasão”, contou o coordenador do projeto, professor Rosemberg Pequeno, também chamado de Mestre Pequeno.

A avaliação do coordenador do projeto é compartilhada por outros professores e também pelas crianças. “Os meninos adoram e as meninas também participam sempre. Ainda tivemos redução da violência”, disse a professora de Educação Física Catarina Maria de Almeida.

A ideia do respeito ao outro e ao diferente é uma das bases do projeto, o que vem sendo internalizado pelas crianças. “Aprendi a não entrar no mundo do crime e que o racismo não faz sentido porque se você cortar um negro ele vai ter o mesmo sangue do branco”, comentou o estudante do 4º ano da Escola Municipal Drª Helena Henriques, da Palmeira, Jonatan de Sousa, de 10 anos.

Atualmente, o projeto “Capoeira nas Escolas” está nas 120 unidades escolares da rede na área urbana e rural e também em 7 creches, envolvendo 32 profissionais de 9 grupos diferentes de capoeira. “As crianças se transformam e têm a oportunidade de conhecer a cultura afrobrasileira. Isso é gratificante”, avalia a professora de capoeira Luciene da Silva, que ministra aula em quatro escolas.

Apoiado pelo Instituto Alpargatas com a logística do fardamento e do transporte, o projeto atende, segundo o coordenador, 3.600 crianças da pré-escola ao quinto ano do Ensino Fundamental.

Apesar dos benefícios, o Mestre Pequeno diz que ainda encontra resistência e preconceito contra a capoeira, especialmente por parte de alguns pais que associam a modalidade à religião de matriz africana. Entretanto, boa parte dos pais apóia o projeto. “É um esporte que ajuda na educação”, destaca Adelma dos Santos, mãe de aluno.

Projeto pode ser modelo nacional

O objetivo do Município em atingir o recorde no aulão de capoeira está relacionado com a visibilidade, projeção nacional e fortalecimento do projeto.

A secretária de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, esteve esta semana em Brasília reunida com representantes da Secretaria de Promoção da Igualdade e da Secretaria de Inclusão e Diversidade, pactuando que o programa “Capoeira nas Escolas” vai ganhar dimensão nacional e financiamento próprio.

Iolanda revelou que trouxe de Brasília material didático pedagógico para trabalhar na formação dos professores para que eles se tornem multiplicadores do enfrentamento direto do racismo na escola.

“A capoeira já está presente, mas ainda não é suficiente. A educação racial é extremante importante para sedimentar uma educação fundada nos direitos humanos e no patrimônio nacional”, argumentou.

Iolanda destacou os ganhos que a rede municipal já conquistou com o projeto. “Nós percebemos maior tolerância com relação às diferenças, o entendimento da diferença como algo constituinte do humano, a redução do preconceito e do bulling na escola. Isso porque as crianças estão compreendendo essa diversidade da qual elas também fazem parte”, afirmou.

+ sobre o tema

Rihanna começa turnê brasileira neste sábado em São Paulo

Além do Rock in Rio, ela se apresenta em...

Kobe se despede com show e emoção em noite de virada incrível dos Lakers

A quarta-feira (13) foi histórica para o basquete. O...

Dana White confirma luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen

O que todos que acompanham MMA já imaginavam foi...

Elza Soares e Emicida

A carreira de Emicida teve início no começo dos...

para lembrar

Com filme novo, Spike Lee fala de seu jeito de fazer cinema

"Cara, se você não pode apostar em si mesmo,...

Espanhóis exaltam ‘renascer’ de Ronaldinho no Atlético-MG

  Um dos principais jornais esportivos da Catalunha, o Sport...

Amigos e admiradores de Ellen Oléria revelam verdadeira devoção na torcida

Quando ouviu Ellen Oléria cantar Maria Maria, João Gabriel...

FUNK BRASIL – 40 Anos de Baile

Cultne registrou o musical inédito, "Funk Brasil 40 anos...
spot_imgspot_img

Capoeiristas farão censo para mapear grupos na capital paulista

O Fórum da Capoeira do Município de São Paulo e o Instituto Caifazes Ação Social vão fazer uma pesquisa censitária na capital paulista para mapear os...

“Capoeira é meu remédio”, diz mestre de 96 anos

Aos 96 anos de idade, o mestre de capoeira Felipe Santiago, de Santo Amaro da Purificação (BA), não para de cantar. Nem fica longe...

Valorização da cultura: Salvador recebe o maior evento de capoeira do país 

Com o objetivo de fortalecer os saberes tradicionais, promover o direito à cultura e reconhecer os grandes mestres da capoeira, a cidade de Salvador...
-+=