Apreciar um quadro no escuro enquanto o observador está posicionado na parte clara do ambiente durante 40 segundos pode dar a impressão de uma visão em 3 dimensões ou de um colorido exuberante que nasce da combinação de no máximo duas cores. Estes são alguns dos efeitos que obras de arte feitas sob a Técnica de Observação no Escuro (T.O.E.) podem gerar em seus expectadores.
Os quadros da Exposição Cultura Negra, de autoria do artista plástico Elvis da Silva, são produzidos através desta técnica de pintura. “Você usa uma cor e outra cor complementar para adquirir equilíbrio. Esta combinação, chamada de acorde cromático, gera a cor psicológica que dá a impressão de que existem mais de duas cores na obra de arte”, explica.
Composta por cem telas com tamanhos que variam de 2 a 16 m², a Exposição Cultura Negra possui o maior acervo métrico da América Latina. O tema é ilustrado com desenhos sobre a história do negro desde a África, a transposição oceânica, a chegada ao Brasil e personalidades de relevância histórica e da atualidade.
O artista plástico, que também possui um acervo sobre a Amazônia e sua experiência com os índios, conta que o tema Cultura Negra tem uma grande aceitação do público. “Tenho outros temas, mas a Cultura Negra tem uma aceitação muito boa, sempre pintei sobre isso, o que gerou este grande acervo”.
Parte do acervo da Exposição Cultura Negra pode ser visto no Poupatempo Campinas Shopping até o dia 15 de fevereiro e no Poupatempo Jundiaí até o dia 16 de fevereiro.
A Exposição é gratuita e aberta ao público durante o horário de funcionamento dos Postos. Poupatempo Campinas Shopping: de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas e do Poupatempo Jundiaí: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Fonte: Blog do Poupatempo