Campinas: Exposição Cultura Negra no Poupatempo

Apreciar um quadro no escuro enquanto o observador está posicionado na parte clara do ambiente durante 40 segundos pode dar a impressão de uma visão em 3 dimensões ou de um colorido exuberante que nasce da combinação de no máximo duas cores. Estes são alguns dos efeitos que obras de arte feitas sob a Técnica de Observação no Escuro (T.O.E.) podem gerar em seus expectadores.

Os quadros da Exposição Cultura Negra, de autoria do artista plástico Elvis da Silva, são produzidos através desta técnica de pintura. “Você usa uma cor e outra cor complementar para adquirir equilíbrio. Esta combinação, chamada de acorde cromático, gera a cor psicológica que dá a impressão de que existem mais de duas cores na obra de arte”, explica.

Composta por cem telas com tamanhos que variam de 2 a 16 m², a Exposição Cultura Negra possui o maior acervo métrico da América Latina. O tema é ilustrado com desenhos sobre a história do negro desde a África, a transposição oceânica, a chegada ao Brasil e personalidades de relevância histórica e da atualidade.

O artista plástico, que também possui um acervo sobre a Amazônia e sua experiência com os índios, conta que o tema Cultura Negra tem uma grande aceitação do público. “Tenho outros temas, mas a Cultura Negra tem uma aceitação muito boa, sempre pintei sobre isso, o que gerou este grande acervo”.

Parte do acervo da Exposição Cultura Negra pode ser visto no Poupatempo Campinas Shopping até o dia 15 de fevereiro e no Poupatempo Jundiaí até o dia 16 de fevereiro.
A Exposição é gratuita e aberta ao público durante o horário de funcionamento dos Postos. Poupatempo Campinas Shopping: de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas e do Poupatempo Jundiaí: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Fonte: Blog do Poupatempo

+ sobre o tema

SP enquadrou 31 mil negros como traficantes em situações similares às de brancos usuários

Para a polícia de São Paulo, a diferença entre um traficante e...

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (20)...

STF começa a julgar nesta terça (18) supostos mandantes da morte de Marielle

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na tarde desta...

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos...

para lembrar

O Congresso vai atrasar a sua vacina

São duas notícias em uma: para a exígua minoria...

Eduardo Campos: A oposição está distante da vida real do brasileiro

COM QUASE 70% DAS INTENÇÕES DE VOTO, GOVERNADOR...

Sakamoto – Você aguenta uma jornada de 24 horas de trabalho?

Estava demorando para acontecer, mas o que é, provavelmente,...

Antes festiva, eleição desta vez será em clima de medo

Lembro o tempo em que eleição era sinônimo de...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu a obra Mulheres Sonhadoras, Mulheres Cientistas, composta por dois livros, das escolas e bibliotecas do município. Escritos por...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e constranger o governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, facilitou a aprovação de...

Janja defende direito ao aborto legal, diz que projeto é ‘absurdo’ e afirma que Congresso deve garantir acesso ao SUS

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou que do projeto de lei (PL) 1904, que quer colocar um teto de 22 semanas no acesso ao...
-+=