Campinas: Exposição Cultura Negra no Poupatempo

Apreciar um quadro no escuro enquanto o observador está posicionado na parte clara do ambiente durante 40 segundos pode dar a impressão de uma visão em 3 dimensões ou de um colorido exuberante que nasce da combinação de no máximo duas cores. Estes são alguns dos efeitos que obras de arte feitas sob a Técnica de Observação no Escuro (T.O.E.) podem gerar em seus expectadores.

Os quadros da Exposição Cultura Negra, de autoria do artista plástico Elvis da Silva, são produzidos através desta técnica de pintura. “Você usa uma cor e outra cor complementar para adquirir equilíbrio. Esta combinação, chamada de acorde cromático, gera a cor psicológica que dá a impressão de que existem mais de duas cores na obra de arte”, explica.

Composta por cem telas com tamanhos que variam de 2 a 16 m², a Exposição Cultura Negra possui o maior acervo métrico da América Latina. O tema é ilustrado com desenhos sobre a história do negro desde a África, a transposição oceânica, a chegada ao Brasil e personalidades de relevância histórica e da atualidade.

O artista plástico, que também possui um acervo sobre a Amazônia e sua experiência com os índios, conta que o tema Cultura Negra tem uma grande aceitação do público. “Tenho outros temas, mas a Cultura Negra tem uma aceitação muito boa, sempre pintei sobre isso, o que gerou este grande acervo”.

Parte do acervo da Exposição Cultura Negra pode ser visto no Poupatempo Campinas Shopping até o dia 15 de fevereiro e no Poupatempo Jundiaí até o dia 16 de fevereiro.
A Exposição é gratuita e aberta ao público durante o horário de funcionamento dos Postos. Poupatempo Campinas Shopping: de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas e do Poupatempo Jundiaí: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Fonte: Blog do Poupatempo

+ sobre o tema

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos...

para lembrar

Emicida

Por Pedro Alexandre Sanchez   O cantor paulistano...

Malthus e a crise hídrica em São Paulo

Problema da crise hídrica em São Paulo é um...

O culpado da vez

por fernanda pompeu Esta semana fui comprar um remédio de...

Britânicos se mobilizam por ex-caloura de programa de TV que pode ser deportada

Uma concorrente de um programa de calouros da Grã-Bretanha...

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início...

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida por colegas ministros no Palácio do Planalto nesta sexta (6). Ela confirmou que foi vítima...

Chefe da ONU reforça a necessidade de ação global contra o racismo em homenagem ao Dia Internacional da Ascendência Africana

No Dia Internacional da Pessoas de Ascendência Africana, comemorado em 31 de agosto, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez...
-+=