quarta-feira, setembro 28, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoCanal australiano declarado culpado por programa racista sobre tribo brasileira

Canal australiano declarado culpado por programa racista sobre tribo brasileira

O canal de televisão Channel 7 foi declarado culpado pelo regulador da imprensa na Austrália por racismo e por exibir material impreciso sobre uma tribo indígena brasileira, divulgou, esta segunda-feira, a organização não-governamental Survival International.

Segundo um comunicado de imprensa da organização que defende os direitos indígenas, o programa exibido pela emissora australiana classificou a tribo brasileira dos Suruwaha como “assassinos de crianças”, “relíquias da Idade da Pedra” e alguns dos “piores violadores dos direitos humanos no mundo”.

A Survival International reclamou ao regulador australiano ACMA, depois que o Channel 7 recusou-se a publicar uma correção à emissão, que foi ao ar no programa Sunday Night, em setembro de 2011.

Num julgamento considerado “histórico” pela ONG, a ACMA declarou que o Channel 7 é culpado “pela quebra da sua cláusula de racismo e provocar um intenso desgosto, sério desprezo ou severo ridículo de uma pessoa ou um grupo”.

De acordo com a Survival, “acredita-se que é a primeira vez em que uma emissora foi declarada culpada por esta ofensa séria sob o código de televisão de 2010”.

A ACMA também declarou, segundo a ONG, que “o Channel 7 é culpado por emitir material impreciso”.

 

 

Fonte: JN

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench