Câncer de Lula regrediu 75%, dizem médicos

Amanda Polato

Com resultado do tratamento, equipe descartou submeter ex-presidente a cirurgia

O câncer do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi reduzido em pelo menos 75%, disse nesta segunda-feira (12) o cardiologista Roberto Kalil Filho, que integra a equipe de médicos que cuida de sua saúde.

Lula, que retornou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para uma avaliação do tratamento que faz para combater um tumor na laringe descoberto em outubro, tem estado de saúde muito bom, de acordo com os especialistas, e deve iniciar a terceira sessão de quimioterapia ainda hoje – antes, os médicos haviam decidido adiar o começo para terça-feira (13), mas mudaram de ideia. Ele deve ter alta amanhã à noite, quando será divulgado um novo boletim médico.

Segundo Kalil, Lula, que chegou apreensivo ao hospital, ficou aliviado com o resultado dos exames, que surpreendeu os médicos pela dimensão da redução o tumor.

O médico Luiz Paulo Kowalski, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, explicou que, com o quadro constatado na bateria de exames feita hoje, a equipe descartou submeter o ex-presidente a um procedimento para retirar o tumor.

– A cirurgia está totalmente descartada.

Alívio

O ex-presidente foi submetido a exames de laringoscopia e tomografia para verificar a regressão do câncer. Os médicos fizeram ainda um PET Scan, procedimento que serve para detecção de novos focos do tumor.

Segundo a equipe, os resultados foram bons. A laringoscopia mostrou redução visual importante do tumor, informou o otorrinolaringologista Rubens de Brito. Quando foi descoberto, o tumor tinha entre dois e três centímetros de diâmetro.

– Se via uma laringe aparentemente muito saudável, sem problema de deglutição.

Tratamento

Em 8 ou 10 de janeiro, o ex-presidente começará a sessão de radioterapia, que irá durar entre seis e sete semanas. Ele ficará em um ambulatório do hospital recebendo diariamente o tratamento aliado a doses reduzidas de quimioterapia.

Os médicos estão otimistas com a recuperação do ex-presidente, que tem 66 anos. Segundo os especialistas, a voz dele está voltando ao normal aos poucos. Ele não apresenta mais a rouquidão observada após o primeiro ciclo do tratamento, realizado no início de novembro.

De acordo com um dos membros da equipe médica, a proporção dos pacientes com quadro clínico semelhante ao do ex-presidente que apresentam resposta satisfatória ao tratamento de quimioterapia é de 80% a 90%.

Segundo os médicos, todo o tratamento deve terminar em fevereiro e Lula deve retomar suas atividades normais em março.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Compromisso contra intolerância religiosa

Terreiros de umbanda e candomblé ainda são destruídos e...

O taxista é reaça? Seja mais que ele

Por:Leonardo Sakamoto O que fazer quando um taxista começa a...

Dois acusados pela chacina de Osasco são absolvidos por júri popular

Dois acusados de participar da chacina de Osasco, na...

Vitória expressiva da direita radical divide ainda mais os republicanos na corrida à Casa Branca

  A tentativa republicana ao posto hoje ocupado pelo democrata...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=