Candidata francesa é acusada de ir à baile de extrema-direita

A organização SOS Racismo denunciou neste domingo a presença de Marine Le Pen num “baile para nostálgicos do Terceiro Reich”, organizado na sexta-feira, em Viena, por organizações estudantis de extrema-direita.

A presidente da Frente Nacional francesa “foi a convidada de honra de Martin Graf, terceiro vice-presidente do Parlamento austríaco, para a festa de gala no Hofburg, o palácio de inverno dos Habsburgo”, promovida pelo grupo Olympia, divulgou a SOS Racismo em comunicado. A data do baile coincide “com o 67 anos de libertação do campo de Auschwitz”, diz a organização antirracista francesa”.

Marine Le Pen, candidata de seu partido às próximas eleições presidenciais francesas, viajou a Viena por insistência do líder do partido de extrema-direita FPO, Heinz-Christian Strache, como integrante da Aliança Europeia para a Liberdade (EAF), que reúne formações europeias populistas e da ultradireita.

Para A SOS Racismo, Martin Graf é “um dos representantes mais duros e violentos da extrema-direita europeia”. “O grupo Olympia, ideólogo da EAF, é uma corporação secreta, proibida a judeus e mulheres, e seus membros têm por missão veicular ideias neonazistas”, diz o comunicado.

O fundador da Frente Nacional e pai da candidata às eleições, Jean-Marie Le Pen, qualificou o baile de “magnífico acontecimento que reconstitui a Viena do século XIX. É Strauss sem Kahn, por assim dizer”, acrescentou, num jogo de palavras.

Na frase, Jean-Marie Le Pen associou o célebre compositor de valsas Johann Strauss, e o socialistas francês Dominique Strauss-Kahn, obrigado a deixar o cargo de diretor-gerente do FMI em maio passado, em meio a uma acusação de tentativa de estupro nos Estados Unidos, no momento em que liderava as pesquisas para as próximas eleições presidenciais francesas.

 

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Bolívia: órgão reprova programa televisivo por mensagens racistas

A vice-ministra de Políticas Comunicacionais, Claudia Espinoza, informou...

Polícia destrói memorial pelas vítimas da Chacina do Jacarezinho

Agentes da 25ª Delegacia Policial (Engenho Novo) e da...

Sarah Baartman: a chocante história da africana que virou atração de circo

Há dois séculos, Sarah Baartman morreu após passar anos...

para lembrar

Investigação sobre racismo no clipe Kong de Alexandre Pires é arquivada

Presença de gorilas não tinha referências racistas, diz Procurador....

Banheiro, intimidade e racismo

Durante todo o ano, pichações racistas foram feitas no...

Leci promove lançamento da Cartilha por Igualdade Racial e Combate ao Racismo

Na próxima quinta, 12/5, a deputada Leci Brandão e...

“Foi mal fessor” PM debochando de professores com cassetete quebrado causa revolta

Postagem de policial debochando e incitando a violência contra...
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=